"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

A importância do colágeno para a beleza


30/09/2014 - 23:00:00 | 699

Como estimular e repor esse nutriente no organismo?

O colágeno é um componente importante no corpo humano, principalmente no que se refere à estética. O que é? Trata-se de uma proteína que representa aproximadamente 25% de toda a proteína existente. 
 
Esse elemento é responsável por sustentar as células, mantendo-as ligadas e assim o colágeno é o principal componente de órgãos como a pele, ossos, tendões e cartilagens. Daí a reverência no quesito estética, as células bem unidas e a quantidade ideal de colágeno são os responsáveis pela pele lisa, uniforme, jovial, com aparência hidratada.
 
Esse nutriente é produzido pelo organismo por meio da alimentação rica em proteínas, quando o indivíduo ingere proteínas, o organismo metaboliza e quebra as partículas desse nutriente, resultando na presença dos aminoácidos, que são reagrupados resultando em distintos grupos de proteínas, dentre eles, o grupo do colágeno. 
 
Mas com o decorrer do tempo células conhecidas como fibroblastos responsáveis pela "validação" do colágeno têm a sua capacidade reduzida, assim a pele vai perdendo a elasticidade e surgem as marcas de expressão, flacidez e a saúde óssea tende a ficar comprometida.
 
A partir dos trinta anos, segundo estudos realizados, o ser humano passa a perder anualmente 1% do colágeno e a produção diminui.

O que fazer?
 
A alimentação é um fator importante para prevenir a perda de colágeno. A mudança de maus hábitos alimentares é essencial. Alguns alimentos têm o poder de estimular a formação dos radicais livres, que destroem e envelhecem as células, comprometendo inclusive, a produção de colágeno no organismo. Frituras, gorduras saturadas, alimentos industrializados, consumo de açúcar refinado, refrigerantes, entre outros, prejudicam e reduzem a produção de colágeno no organismo. 
 
Outra curiosidade é que a vitamina C é importante para estimular a produção de colágeno no organismo, o que quer dizer que alimentos ricos nesse nutriente não podem faltar na dieta como frutas cítricas, verduras de folhas verde-escuras, entre outros. 
 
Há inúmeros cosméticos no mercado e tratamentos estéticos que apresentam excelentes resultados em prol de uma pele mais bonita e jovial. A micropuntura é um procedimento de preenchimento de pequenas linhas de expressão na face, que produz o efeito lifting na pele, estimula a produção de colágeno, e não apenas na face, esse procedimento também é realizado para tratamento de estrias. O valor varia de R$70 a R$150.
 
A gelatina também é um alimento importante para a regeneração de tecidos e age como o colágeno ao ser ingerido, hoje existem suplementos à base de gelatina no mercado de medicamentos naturais por um valor acessível. Uma dica legal é misturar um pacote de gelatina sem sabor no iogurte natural e ingerir toda manhã, a longo prazo você perceberá excelentes resultados.
 
Cuidar da própria estética não é futilidade como muitas pessoas costumam dizer, cuidar de si mesmo é saúde, é bem-estar é autoestima.