"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

A importância do mamão na dieta


30/11/2014 - 23:00:00 | 1223

O que essa fruta tem de tão especial?

 
Uma fruta gostosa, refrescante, indicada para o café da manhã e que auxilia na conquista de uma alimentação mais saudável, trata-se do mamão.
 
Na primeira refeição do dia essa fruta é recomendada, pois oferece o combustível necessário ao organismo para que se mantenha em perfeita atividade ao longo do dia. Auxilia no equilíbrio da flora intestinal e por ser um alimento rico em fibras, produz no organismo a sensação de saciedade que faz com que o indivíduo pare de sentir aquele desejo desenfreado por alimentos calóricos desnecessários.
 
O consumo regular do mamão previne a prisão de ventre, pessoas que têm dificuldades para ir ao banheiro, encontram na fruta um poderoso aliado. E não é só o intestino que é beneficiado pelo consumo regular do mamão, a fruta também é rica em enzimas, o que auxilia no processo digestivo.
 
Alguns dos importantes minerais que compõem a fruta são: ferro, fósforo, cálcio, potássio, entre outros.
 
O mamão é rico nas vitaminas A e C que possuem alto poder antioxidante, que inibem a formação dos radicais livres e previnem até mesmo o envelhecimento da pele. Possui vitaminas do complexo B, indispensáveis para produzir energia ao organismo, além de auxiliarem na manutenção da saúde cerebral, prevenindo doenças emocionais como a depressão.
 
Outro antioxidante poderoso presente na fruta é o betacaroteno, responsável pela vibrante cor alaranjada, que além de atuar contra os radicais livres, aumenta a resistência da pele aos raios solares, ou seja, aquele bronzeado bonito e uniforme pode ser conquistado com o consumo regular dessa fruta.
 
As fibras presentes no mamão fazem com que parte das gorduras ingeridas na alimentação não sejam absorvidas pelo organismo, por isso, o consumo frequente ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, aumenta os níveis de HDL (bom colesterol) e diminui os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
Entre as propriedades da fruta, se destaca a propriedade anti-inflamatória, e em mulheres o consumo regular tem o poder de prevenir doenças da vesícula biliar.
 
Para uma pele mais bonita e luminosa, vale lembrar que o mamão ajuda até mesmo a combater e tratar a pele com acne e pode ser aproveitado em máscaras faciais. Aliás, uma dica simples de máscara para uma pele mais bonita é: duas rodelas de mamão e uma colher de aveia. É só amassar bem com o garfo até que adquira uma consistência pastosa. No rosto devidamente lavado é só aplicar a máscara e deixar agir por aproximadamente 30 minutos, lave muito bem o rosto com água fria, o processo pode ser realizado três vezes por semana. A pele se tornará mais bonita e você perceberá a melhora em relação à acne.
 
Agora que você conhece mais sobre o mamão, consuma mais a fruta e sinta os benefícios.