"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Ter um intestino saudável é fundamental


20/07/2015 - 23:00:00 | 707

O câncer de cólon e reto são os mais recorrentes aqui no Brasil

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de cólon e de reto está entre os tipos de câncer mais recorrentes aqui no Brasil. Por ano, surgem aproximadamente 30 mil novos casos da doença.
 
Esse tipo de câncer está ligado com predisposição genética, com histórico de casos da doença na família, mas também pode ser resultado de maus hábitos praticados ao longo da vida.
 
Qualquer anormalidade que se perceba no momento de ir ao banheiro, seja dor, presença de sangue, enfim, é primordial procurar um médico, que indicará um exame mais preciso conhecido como colonoscopia que é semelhante à endoscopia, mas realizada por meio do ânus para verificar anormalidades específicas.
 
Há casos em que o câncer foi desenvolvido a partir de algum processo inflamatório não tratado que evoluiu.
 
Outro fator importante é a alimentação. A maioria dos brasileiros não sabe se alimentar adequadamente. Recorre ao consumo de muitos alimentos industrializados, consomemuitas gorduras, condimento, sódio, entre outros, que intoxicam o organismo e afetam a saúde intestinal. O consumo exagerado de carne vermelha, por exemplo, é um agravante que poucas pessoas consideram, mas que sobrecarrega o intestino e pode causar problemas.
 
Consumir alimentos naturais e ricos em nutrientes é fundamentais como: frutas, verduras, legumes, grãos integrais, entre outros. Consumir muitas fibras é sempre fundamental. As fibras ajudam a equilibrar a flora intestinal e refletem gerando mais saúde e qualidade de vida para o indivíduo, males como a prisão de ventre e constipação podem ser prevenidos por meio da ingestão frequente de fibras na dieta.
 
Beber muita água ao longo do dia é essencial, aliás, vale ressaltar que para que as fibras possam desempenhar seu papel no organismo, é importante que haja a ingestão de água. Pelo menos dois litros ao dia são indicados.
 
Estudos científicos já apontaram a relação do fumo com o desenvolvimento do câncer de cólon e reto, por isso, considerar a mudança de estilo de vida é fundamental.
 
Muitas crianças costumam apresentar problemas e dificuldades para evacuar devido a uma alimentação pobre em fibras e em nutrientes. Por isso, vale repensar também os hábitos alimentares dos pequenos, que se não forem mudados, poderão refletir na fase adulta.
 
Com a saúde não se brinca. É importante sempre rever os hábitos, mudar aquilo que não está indo bem e prezar sempre pela saúde e bem-estar.