Seja bem vindo a Online Farma!

O gengibre é um alimento que tem sido alvo de estudos há algum tempo. Rico em nutrientes, o que o torna ainda mais “famoso” é o poder termogênico, que faz com que o organismo queime mais calorias que o habitual, já que atua diretamente sobre o sistema metabólico.
 
Essa raiz, originária da Ásia, oferece inúmeras propriedades à saúde. O gengibre é digestivo, auxilia quando na dieta estão presentes alimentos difíceis de serem digeridos como: feijão, repolho, milho verde, frituras, entre outros.
 
Essa raiz é rica em nutrientes indispensáveis à saúde, tais como: vitamina B6, vitamina C, riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), selênio, manganês, fósforo, zinco, sódio, ferro, entre outros.
 
Quando o intuito é o emagrecimento, o gengibre pode ser altamente auxiliar, ainda mais quando em conjunto com uma dieta equilibrada, houver a prática de exercícios físicos. O ideal por dia, é que seja consumido de duas a quatro gramas ao dia que equivale a aproximadamente um pedaço pequeno da raiz, o gengibre consumido em excesso pode causar azia e queimação estomacal, por isso é importante dosar a quantidade diária.
 
Outra curiosidade em relação a este alimento é que é rico em antioxidantes, que inibem a formação de radicais livres no organismo e agem em prol da renovação celular, prevenindo inclusive, o envelhecimento precoce da pele.
 
Essa raiz poderosa é dotada de propriedades antiinflamatórias e bactericidas, age na dieta como desintoxicante, ajuda no combate do mau hálito e previne a cólica menstrual.
 
A maneira de utilização do gengibre é versátil, pode ser mastigado apenas; utilizado em forma de chá; usado ralado sobre os mais variados pratos; na preparação de sucos; para realçar o sabor de doces em conserva, entre outras variações.
 
Há ainda o gengibre em forma de suplementação. O ideal é que um nutricionista seja consultado para avaliar as condições de saúde e indicar a quantidade de gengibre ideal por dia ou até mesmo, advertir quanto ao uso, afinal as dietas são individuais e nem todos os alimentos são indicados para todas as pessoas.
 
O gengibre merece a atenção pela quantidade de benefícios que proporciona à saúde. Explore-o junto a uma alimentação saudável, e de preferência, à prática de exercícios.