"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

O jeito certo de caminhar


04/11/2012 - 23:00:00 | 2310

 

Fazer caminhada é um dos exercícios preferidos por aqueles que desejam ter uma vida mais saudável. Porém é uma atividade muito fácil de se cometer erros. E não apenas na hora da caminhada, mas no nosso dia-a-dia. Confira algumas dicas de como andar corretamente.

Na hora de pisar, primeiro coloque o calcanhar do pé no chão em seguida a planta. É correto você sentir o pé todo pisando no chão, sendo calcanhar seguido da planta ( ou peito do pé) e terminando com os dedos. Lembre-se: Quando o pé esquerdo vai para a frente o braço direito também vai para manter equilíbrio. Os braços devem estar para baixo levemente dobrados e seu balanço deve ser natural. Não mantenha as mãos muito fechadas nem muito abertas.

Ficar atento para a coluna também é importante. O abdômen deve estar contraído e ereto. Mantenha a posição da cabeça como se estivesse olhando 20 metros na frente, ou seja, com a cabeça na altura dos ombros. Não ande movimentando o quadril para os lados. O tórax deve ficar em posição normal e ereta, sem estar pendendo para frente, para trás ou para os lados. Não fique com os ombros encolhidos ou as costas curvadas. De início pode parecer difícil caso seja acostumado a andar assim, mas tente se policiar aos poucos todos os dias.

O cuidado com os pés também é importante. Use meias para não ter bolhas. Use um tênis adequado (de preferência com amortecedores).

Se for fazer uma caminhada mais intensa alongue-se e antes de começar fale com um médico ou profissional de Educação Física para indicar quanto tempo e intensidade deverá fazer.

Caso a caminhada não seja sua atividade física favorita e deseja apenas melhorar a postura outra dica é caminhar com um livro sobre a cabeça ou sobre uma linha reta fica no chão. Lembre-se: O seu jeito de andar diz muito sobre você. Melhorando a postura com certeza sua autoconfiança e imagem externa irão melhorar.