Seja bem vindo a Online Farma!

ENTENDA SOBRE OS BENEFÍCIOS DO LICOPENO E DO TOMATE NA DIETA

 

Às vezes se procura a fórmula da saúde em uma vitamina em suplemento ou a vida passa com as medicações que atenuam sintomas de problemas de saúde que vão surgindo ao longo da vida. Mas a fonte de saúde está bem perto, está na dieta! 

Os alimentos naturais costumam ser ricos em substâncias conhecidas como antioxidantes, que agem inibindo a formação dos radicais livres, o que impede a degeneração das células e até mesmo o envelhecimento da pele. Um dos antioxidantes mais poderosos é o licopeno.

 

O QUE É O LICOPENO? ONDE ENCONTRAR?

 

Essa substância antioxidante é responsável pela cor avermelhada dos alimentos. Está presente no tomate, melancia, beterraba, pimentão, goiaba, entre outros.

Os radicais livres formam-se naturalmente no organismo pelo simples ato da respiração, por meio da prática de atividade física e por hábitos alimentares nada saudáveis como consumo de açúcar refinado, sal, excesso de gorduras, entre outros.

O licopeno segundo pesquisa divulgada pela Escola de Medicina em Harvard, Estados Unidos, está intimamente ligado à prevenção de doenças cancerígenas, com destaque para o câncer de cólon de útero e câncer de próstata. O consumo regular de alimentos ricos em licopeno ajuda no equilíbrio do colesterol no sangue, diminuindo os níveis de mau colesterol (LDL).

Dentre os alimentos mencionados, o tomate é a maior fonte neste nutriente e além disso também possui pectina, importante fibra que ajuda a inibir a absorção de gorduras no organismo. 

O tomate unido a uma quantidade moderada de gordura monoinsaturada (azeite) é capaz de aumentar o poder de absorção de seus nutrientes no organismo.

Outro fator importante a ser destacado é que se trata de um alimento de versátil utilização e pode fazer parte da dieta diária. O ideal para que se aproveite o melhor do tomate é que seja livre de agrotóxicos, por isso vale sempre procurar bons produtores de alimentos e pesquisar quais os melhores preços.

O que vale ressaltar também no tomate é a quantidade de vitamina C, importante para o aumento do sistema de defesa do organismo e a quantidade de potássio, importante para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Por isso, vale aproveitar o licopeno consumindo com frequência na dieta os alimentos ricos nesse antioxidante. Já em relação ao tomate, nem é preciso dizer o quanto é importante o seu consumo no dia a dia, não é mesmo?