"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Lupus


03/04/2013 - 23:00:00 | 748
O Lupus age no corpo combatendo os anticorpos e deixando o organismo muito mais vulnerável a qualquer outra doença. Vamos dar um exemplo mais simplificado – Imagine que o seu corpo tenha um exercito em uma guerra conflitando com um país vizinho, esse tal país vizinho começa a te atacar com bombas e a função do seu exercício é defender seu país de tais ataques. Em certo momento da guerra, o exercito do seu país de origem e alia ao inimigo, começando a atacar sua própria nação. É exatamente isso que acontece com o nosso corpo e o nosso sistema imunológico relacionando o exemplo ao Lupus, nossos anticorpos viram nossos ‘inimigos’, deixando nosso organismo mais vulnerável até mesmo a um resfriado.

Em 90% dos casos de Lupus são diagnosticados em mulheres. Isso ocorre porque o hormônio feminino (estrógeno) é um maior formador de anticorpos, muito mais até que o hormônio masculino (testosterona), então o organismo feminino tende a ter uma vulnerabilidade maior ao Lupus. O Lupus não é um vírus e também não é transmitido de uma forma hereditária. Não existe um fator específico que justifique o aparecimento da doença em seu organismo, mas uma predisposição genética ou algum fator ambiental pode ter influência. 

Os sintomas para a identificação do Lupus são:
- Lesões na boca;
- Asa de borboleta (uma lesão nas laterais do nariz formando uma asa de borboleta);
- Problemas com a exposição a luz do sol;- Dores nas articulações.- Lesão renal.

O diagnóstico pode ser feito após um exame mais específico com um médico patologista. Se você sentir ou perceber qualquer esses sintomas, procure seu médico.