Seja bem vindo a Online Farma!

Fadiga, indisposição, dificuldade na concentração e falta de apetite são os sintomas mais comuns da anemia. Suas causas variam, geralmente se dá pela deficiência de determinados nutrientes no organismo. Porém, as estimativas apontam que 90% dos casos decorrem da carência de ferro.

O ferro é um nutriente essencial para boa saúde. Ele atua na produção de células vermelhas no sangue e no transporte de oxigênio para as células do corpo. A carência desse nutriente no organismo é chamada anemia ferropriva.

A anemia não difere sexo, idade ou classe social. É causada, em muitos casos, por dietas mal elaboradas, feitas sem a orientação de um nutricionista.

O ferro pode ser encontrado em proteínas animais ou vegetais, sendo que o animal tem melhor aproveitamento pelo organismo.  As principais fontes animais são as carnes vermelhas (em especial, o fígado), carnes brancas e alguns frutos do mar -  ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o leite e o ovo não se enquadram como fontes relevantes de ferro.

Já as fontes de origem vegetal são encontradas em vegetais folhosos de coloração verde escura, como o couve e o agrião. Leguminosas como o grão-de-bico, a lentilha e a ervilha; grão integrais como castanhas e nozes também integram esse time. Existem ainda alimentos industrializados, disponíveis em supermercados, que destacam-se como ótimas fontes de ferro. Dentre eles: cereais, farinhas de trigo e milho.

O consumo ideal deste nutriente varia conforme sua fonte. Mas geralmente a absorção indicada é de 10% da carne branca (peixes), 15% de leguminosas e seus derivados e 30% de carnes vermelhas ou outras proteínas animais.


Outras fontes-- A vitamina A, presente em frutas e vegetais como a manga, mamão e abóbora, também atua na prevenção da anemia, uma vez que contribui com a absorção de ferro pelo organismo.

Por: AgComunicado