Seja bem vindo a Online Farma!

Ao contrário do que muitos pensam, o macarrão não é um alimento rico assim tão em calorias e vilão das dietas. O verdadeiro problema está na quantidade ingerida e especialmente no tipo de molho – versões mais oleosas e incrementadas têm muitas calorias.

O macarrão é uma ótima fonte de ferro, potássio e proteínas e, ainda contém variações ricas em vitaminas do complexo B, essenciais para os sistemas nervoso e digestivo. Os mitos mais frequentes são:

Macarrão engorda e deve ser eliminado do cardápio-- O aumento de peso não deve ser associado a apenas um alimento. O macarrão pode ser uma bom aliado nas dietas de emagrecimento, principalmente se a pessoa pratica exercícios físicos. Especialistas têm apoiado cada vez mais as massas na dieta. Ou seja, para obter bons resultados no emagrecimento, é preciso variar os alimentos e nutrientes e não bani-los do cardápio. O macarrão em si não contribui para o aumento de peso. O segredo é consumi-lo em porções moderadas, com verduras, legumes, frutos do mar e molhos vermelhos.

O consumo de macarrão desacelera o metabolismo—O macarrão é um alimento rico em carboidratos, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O carboidrato é  a principal fonte de glicose para o organismo; atua como fonte de energia para o cérebro, o sistema nervoso e para o corpo como um todo.

Para não comprometer o emagrecimento e comer sem culpa, opte pelas versões integrais, que contém mais fibras e mantém a saciedade por maior tempo. Apostar em receitas magras também é uma pedida. A salada de macarrão, por exemplo, com molho à base de creme de leite light ou iogurte, contém poucas calorias. Para quem é vegetariano, a dica é apostar nas versões que levam leguminosas como a lentilha e o feijão.

Por: AgComunicado