Seja bem vindo a Online Farma!

 

As manchas na pele não são a principal reclamação apenas das mulheres. Hoje, com a vaidade dos homens aumentando cada vez mais eles também se preocupam em ter uma pele mais bonita e uniforme. Isso faz com que depois de certa idade a frequência no consultório do dermatologista aumente. E não é para menos, a pele é nosso cartão de visitas.

Até os 25 anos a pele é mais uniforme e não tem grandes (as vezes nenhuma) diferença em relação a sua cor. Isso muda depois dessa faixa etária fazendo com que as famosas manchas comecem a aparecer com maior frequência, principalmente nas mulheres pois envolve também mudanças hormonais. Essas manchas na pele aparecem devido a uma grande produção de melanina (uma proteína responsável pela pigmentação). As causas dessa produção exagerada variam de pessoa para a pessoa. Veja algumas das causas mais frequentes:

  • Exposição solar ou a lâmpadas de luz solar
  • Distúrbios hormonais
  • Alterações hereditárias da pele
  • Infecções
  • Uso de medicamentos com fenotiazina em sua composição
  • Deficiência nutricional crônica

Existem algumas opções para se acabar com as manchas do rosto como:

  • Esfoliação. Vai combater os radicais livres e impurezas da sua pele levando embora as células mortas.
  • Alimentação. Uma alimentação com baixo teor de gordura, muito colorida e com alimentos antioxidantes vai eliminar os radicais livres e auxiliar na absorção dos raios ultravioleta além de combater o envelhecimento dos tecidos.
  • Uso de cremes clareadores a base de Hidroquinona  ou outra substância clareadora. Eles vão impedir a criação da melonina que produz a pigmentação.

Até o tratamento fazer efeito os cosméticos são uma grande opção para disfarçar as manchas. Inúmeras linhas de maquiagem com base, pó e corretivo estão disponíveis no mercado e você pode consultar com seu dermatologista qual é mais indicada para o seu tipo de pele .

As causas das manchas podem ser diversas e apenas um dermatologista poderá analisar seu caso e indicar o melhor tratamento. É importante estar atento as manchas, pois elas podem indicar alguma doença mais séria como câncer de pele e alergias. Se estiverem em outras partes do corpo as manchas indicam que há algo de errado em algum órgão naquela região.

Se você tem pavor das manchas use e abuse do protetor solar. Não adiante começar a usá-lo só quando a pele estiver com rugas e totalmente manchada, o tratamento para não ter envelhecimento precoce da pele é sempre a prevenção, então comece a proteger-se do sol já!