Seja bem vindo a Online Farma!

DESCUBRA PELAS CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS PERFIS, A QUAL DOSHA PERTENCE

 

Tem sido cada vez mais comum a busca por caminhos mais naturais para obter saúde e tem se falado cada vez mais sobre a medicina ayurvédica.

A terapeuta ayurvédica, Ana Cristina Hansaul, explica que a Ayurveda é a medicina tradicional da Índia, e medicina mais antiga do planeta, já que conta com mais de cinco mil anos:

“Ayurveda significa ciência da vida, trata de forma integral o ser humano, considerando o corpo, a mente e o espírito, diferente da medicina tradicional que muitas vezes observa apenas o corpo físico do paciente ou apenas o sistema nervoso central, mas o ser humano é um ser integral, completo e precisa ser visto dessa maneira.”

Antes de se especializar na medicina ayurvédica, a especialista fazia parte da área hospitalar, trabalhava junto a médicos, enfermeiros, nutricionistas, com os quais trocava experiências profissionais. O intuito da terapeuta era por meio do seu conhecimento como farmacêutica, levar algo de positivo para os pacientes, por meio da prescrição dos medicamentos corretos, dos cuidados e da integração com a equipe.

O que surpreendia a especialista era ver o quanto as pessoas estão cada vez mais doentes: “Prova disso é que os hospitais estão todos lotados e isso foi ao longo dos anos me gerando uma frustração muito grande, “será que a gente está fazendo a coisa certa? Por que a saúde chegou nesse ponto?”

Apesar de se sentir frustrada, a farmacêutica foi em busca de outras filosofias e outras medicinas e foi então que encontrou a Ayurveda,  medicina que finalmente lhe trouxe satisfação:

“A ayurveda é uma medicina completa, simples e que trata o paciente de uma forma individual. Para trabalhar com as pessoas de forma individualizada, nós fazemos uma analogia dos cinco elementos na natureza: ar, éter, terra, fogo e água. Na formação desses elementos é que são formados os biotipos ou doshas.”

O artigo Conheça os benefícios da Medicina Ayurvédica esclarece que para a Ayurveda, o ser humano é composto pelos cinco elementos da natureza: espaço (éter), ar, fogo, terra e água. A combinação desses elementos gera três conjuntos com características físicas e psicológicas, conhecidos como: Vata, Pitta e Kapha. Esses perfis também são conhecidos como doshas.

A terapeuta ayurvédica explica que o Vata é uma mistura do ar e do éter, elementos que têm como características: muita mobilidade, frieza, secura. Essas características conferem às pessoas com esse biotipo, uma estrutura física menor: “São pessoas mais magras, de pele mais seca, as mãos são mais frias, têm uma digestão variável, a atividade mental é muito ágil, são pessoas muito inteligentes, criativas e alegres, mas podem ser dispersivas muitas vezes”.

A especialista esclarece que o Pitta é a união dos elementos fogo e água, o fogo traz o calor, o foco e a determinação, já a água, traz o equilíbrio para que este fogo em excesso não queime. As pessoas com este dosha normalmente têm a pele mais quente, rosada (por conta do calor):

“Trata-se de pessoas com estrutura física mais atlética, são mais competitivas, têm uma liderança bem forte, têm opinião muito forte, geralmente são pessoas que lideram equipes, são pessoas motivadoras e a pele dessas pessoas é mais macia e mais quente.”

A terapeuta esclarece que o Kapha é a junção dos elementos terra e água, o que traz a estrutura, base e união: “A terra é a estrutura, a água vem fazer a coesão, pessoas com este perfil são muito amorosas, mais emotivas, unem a família, os amigos, são pessoas com uma estrutura física mais forte, com a pele fria, mais macia e mais oleosa”.

De acordo com essas características de cada um dos perfis de acordo com a medicina ayurvédica, qual é o seu dosha? 

 

Ana Cristina Hansaul – Terapeuta ayurvédica e farmacêutica bioquímica industrial. Possui mestrado em Farmacologia e trabalhou 7 anos na área hospitalar.

Fanpage: www.facebook.com/vedaequilibrio

 

Fontes

Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher.

Conheça os benefícios da Medicina Ayurvédica: www.apanat.org.br/_upload/acervo/8/Beneficios%20da%20medicina%20ayurvetica.pdf