Seja bem vindo a Online Farma!

Ayurveda, a medicina tradicional indiana e a medicina tradicional chinesa continuam a ser as tradições mais antigas e vivas. Houve um aumento do interesse global na medicina tradicional. Os esforços para monitorar e regular as drogas à base de plantas e a medicina tradicional estão em andamento. A China tem sido bem sucedida na promoção de suas terapias com mais pesquisa e abordagem baseada em ciência, enquanto Ayurveda ainda precisa de pesquisa científica e base de evidências mais extensa.

A semelhança entre as duas medicinas tradicionais

A medicina Ayurveda e a medicina tradicional chinesa têm muitas semelhanças. O foco de ambos os sistemas está no paciente e não na doença. Ambos os sistemas visam fundamentalmente promover a saúde e melhorar a qualidade de vida, com estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças ou sintomas específicos de forma holística. Quase metade das fontes botânicas utilizadas como medicamentos tem semelhanças. Além disso, ambos os sistemas têm filosofias semelhantes voltadas para a habilitação de classificação de indivíduos, materiais e doenças. A midicina tradicional chinesa considera o ser humano no centro do universo como uma antena entre elementos celestiais e terrestres. Água, terra, metal, madeira e fogo são os cinco elementos do mundo material. O mundo é uma única unidade e seu movimento dá origem a yin e yang, os dois principais aspectos antitéticos. O significado real do termo yin e yang é "opostos", como o positivo e o negativo. No entanto, os chineses acreditam que yin e yang não são absolutos, mas parentes. Consistente com a visão moderna da homeostase, o yin e o yang são trocados para encontrar a visão de que 'yang declina e o yin sobe' ou 'yang é criado para produzir um declínio do yin'. Os quatro humores corporais (qi, sangue, umidade e essência) e sistemas de órgãos internos (zang fu) desempenham um papel importante no equilíbrio do yin e do yang no corpo humano. A formação adequada, manutenção e circulação dessas energias são essenciais para a saúde. Quando as duas energias caem fora de harmonia, a doença se desenvolve. O médico leva em consideração esse conceito ao tratar os pacientes. Drogas ou ervas são usadas para corrigir esse desequilíbrio de yin-yang no corpo humano.

Ayurveda considera que o universo é constituído por combinações dos cinco elementos (pancha mahabhutas). Estes são akasha (éter), vayu (ar), teja (fogo), aap (água) e prithvi (terra). Os cinco elementos podem ser vistos por existirem no universo material em todas as escalas da vida e em coisas orgânicas e inorgânicas. No sistema biológico, como os humanos, os elementos são codificados em três forças, que regem todos os processos da vida. Essas três forças (kapha, pitta e vata) são conhecidas como os três doshas ou simplesmente a tridosha. Cada um dos doshas é composto de um ou dois elementos. Vata é composto de espaço e ar, Pitta de fogo e kapha de água e terra. Vata dosha tem mobilidade e rapidez de espaço e ar; pitta dosha as qualidades metabólicas do fogo; kapha dosha a estabilidade e solidez da água e da terra. A tridosha regula todo processo fisiológico e psicológico no organismo vivo. A interação entre eles determina as qualidades e condições do indivíduo. Um estado harmonioso dos três doshas cria equilíbrio e saúde; um desequilíbrio, que pode ser um excesso (vriddhi) ou deficiência (kshaya), se manifesta como um sinal ou sintoma de doença.

O aumento da demanda e aceitação.

Estas são as duas "grandes tradições" com sólidos fundamentos filosóficos, experimentais e experimentais. O aumento dos efeitos colaterais, a falta de tratamento curativo para várias doenças crônicas, o alto custo de novos medicamentos, a resistência microbiana e as doenças emergentes são algumas razões para o interesse público renovado em medicamentos complementares e alternativos. O uso de drogas indígenas de origem natural constitui uma parte importante dessas terapias, mais de 1500 ervas são vendidas como suplementos dietéticos ou medicamentos tradicionais étnicos. As empresas farmacêuticas renovaram suas estratégias em favor do desenvolvimento e descoberta de drogas de produto natural. Por exemplo, na Europa, a AnalytiCon Discovery enfatizou a descoberta de medicamentos com base na química de produtos naturais. Na região do Pacífico na Ásia, a Merlion Pharmaceuticals em Singapura tem estruturas e capacidades abrangentes necessárias para a descoberta de medicamentos baseados em produtos naturais. A China promoveu com sucesso suas próprias terapias em todo o mundo com uma abordagem baseada em ciência. A crescente popularidade da tradicional medicina chinesa pode ser evidenciada pelo rápido aumento do número de provedores de medicamentos chineses. O governo chinês prometeu criar vários gigantes da tradicional medicina chinesa orientados para a exportação nos próximos anos. Os esforços contínuos na promoção das terapias naturais pela China colocaram a medicina chinesa em uma posição louvável.

A aceitação global do Ayurveda teve um aumento acentuado da demanda por plantas medicinais da Índia. O relatório do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacêutico do Ministério da Química, do Governo da Índia também ressalta a importância do conhecimento tradicional. O uso crescente de terapias tradicionais exige evidências mais científicas para os princípios por trás das terapias e para a eficácia dos medicamentos. Avanços recentes nas ciências analíticas e biológicas, juntamente com inovações em genômica e proteômica, podem desempenhar um papel importante na validação dessas terapias. A comunidade científica ocidental considera os medicamentos tradicionais com cautela e enfatiza as preocupações relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e qualidade. Esta revisão delineia os desafios que estas duas medicinas tradicionais precisam abordar para se tornarem mais aceitáveis ​​para a comunidade mundial.