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Melancia: benefícios à saúde


27/03/2014 - 23:00:00 | 824

O que essa fruta oferece de benefícios nutricionais?

 
Difícil alguém dizer que não gosta de melancia, uma fruta que agrada até mesmo as crianças, pelo sabor suave e adocicado. Mas o que chama a atenção na melancia não é só seu sabor inconfundível, textura agradável e doce na medida certa, as propriedades da fruta merecem ser ressaltadas.
 
O que a melancia tem em termos nutricionais?
A fruta é rica em vitamina A, possui vitaminas B (B1, B2, B3, B6), vitamina E e C. É rica em potássio e possui outros importantes minerais: ferro, cálcio, fósforo, magnésio, entre outros.
 
A melancia é uma fruta altamente refrescante, formada por mais de 90% de água. O consumo frequente da fruta é indicado para prevenir e tratar problemas renais, pressão alta, reumatismo, gota, entre outros, pelo alto poder diurético, aliás a melancia é a fruta com maior poder diurético, ultrapassando até mesmo o melão. A melancia também é indicada para pessoas que desejam emagrecer de maneira saudável, pois o excesso de água na fruta aumenta o poder de saciedade que diminui o desejo pela ingestão de outros alimentos, é recomendável até mesmo entre as refeições.
 
É um alimento que protege o estômago e auxilia em casos de acidez estomacal. O consumo frequente é importante até mesmo para eliminar o excesso de ácido úrico no sangue, ajuda a tratar bronquite crônica, problemas bucais e de garganta. 
 
Uma substância poderosa chama a atenção na melancia, é a presença do licopeno, importante antioxidante que confere cor a algumas frutas como é o caso da melancia, esse antioxidante atua na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, diminui os níveis de LDL (mau colesterol) e aumenta os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue. Estudos científicos já comprovaram que este tipo de antioxidante atua na prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente câncer de próstata. 
 
Aqueles que constantemente sofrem de problemas como dores de garganta, amigdalites ou qualquer tipo de problema inflamatório ou infeccioso devem consumir regularmente a fruta. 
 
Em casos de desidratação ou até em casos de excesso devido ao consumo de álcool o consumo de melancia seja em sua forma natural ou em forma de suco é recomendável, já que ajuda a repor importantes minerais e vitaminas ao organismo.
 
A fruta ajuda a beneficiar até mesmo o funcionamento intestinal, as sementes da fruta também são ricas em importantes nutrientes (proteínas, vitaminas, minerais), o ideal seria que no preparo de sucos, as sementes fossem incluídas.
 
Cada 100 gramas de melancia equivale a aproximadamente 30 calorias, por isso é um alimento importante em casos de dietas de emagrecimento. 
 
Embora muitos falem sobre a precaução do consumo da fruta em casos de diabetes, a melancia pode ser uma fruta bem tolerada, em 100 gramas a concentração de açúcar é baixa e por aumentar a sensação de saciedade, ajuda a controlar o índice glicêmico no sangue.