"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Dicas para melhorar o raciocínio e para manter o foco


03/11/2015 - 23:00:00 | 913

 Saiba o que fazer para melhorar o próprio rendimento

 
Você está com dificuldades para manter o foco, mas precisa se concentrar? Além do esforço mental é importante repensar a dieta.
 
Aquelas pessoas que precisam estudar ou executar tarefas que lhe exijam raciocínio podem incluir alguns nutrientes na dieta que ajudarão nessa conquista.
 
O ômega-3 é uma substância antioxidante fundamental para melhorar a função cognitiva cerebral. Ajuda a melhorar a concentração e a proteger a saúde do sistema nervoso. Vale introduzir na dieta alimentos ricos nesse nutriente como: sementes oleaginosas, óleo de coco, abacate, peixes (salmão e atum, os mais recomendados), entre outros. 
 
Uma dica é no lanche da tarde comer algumas sementes oleaginosas, por exemplo. 
 
Alimentos integrais são os mais indicados na dieta. São repletos de fibras e refletem sobre a circulação sanguínea. O sangue é encarregado de levar nutrientes para todas as partes do corpo e mantê-lo em perfeito funcionamento, se o sangue estiver fluindo normalmente, é sinônimo de organismo funcionando adequadamente, o que inclui o sistema nervoso.
 
Em fases de muito estresse, procure incluir na dieta alimentos ricos no aminoácido triptofano, que quando ingerido é transformado em serotonina, hormônio neurotransmissor responsável por produzir sensação de bem-estar e pelo sono regular. Quais alimentos são esses? A maçã, banana, sementes oleaginosas, queijo branco, chocolate amargo, entre outros.
 
Sucos representam uma boa maneira de turbinar a saúde e é uma boa pedida para um lanche da tarde.
 
Praticar exercícios físicos também é importante para a saúde cerebral e também libera hormônios neurotransmissores que ajudam na produção da sensação de bem-estar.
 
Evite estimulantes como é o caso da cafeína. O cafezinho ajuda a despertar a adrenalina e a manter o estado de atenção, mas em contrapartida, o excesso de cafeína pode levar a problemas como taquicardia, além de impedir uma noite de sono plena.
 
O descanso é um fator primordial para até mesmo melhorar o foco e raciocínio. Às vezes vale mais descansar do que ficar preso em alguma atividade até a exaustão, com o corpo descansado é possível pensar melhor, ter melhores ideias e agir com mais precisão e calma.
 
Agora você já sabe que manter o foco dependerá também do que come e dos hábitos que pratica.