Em uma sociedade em que se cultua a juventude e beleza, alguns temas se tornam incômodos e espinhosos para as mulheres, como o período da menopausa, caracterizado pelo fim do ciclo menstrual. Mas além das mudanças físicas, como ondas de calor, redução da libido e gordura localizada, existe também mudanças emocionais e psicológicas. Dessa forma, inicia-se uma das fases mais desafiadoras na vida delas, como ressalta a psicanalista Cristiane M.Maluf Marti.
A especialista pontua que muitas mulheres se sentem angustiadas, especialmente, por perceberem que a juventude se foi, juntamente com a fertilidade. "Ressalto que quanto mais resistimos a mudanças inerentes a nossa vontade, mais sofremos e ficamos fragilizadas, consequentemente, adoecemos, portanto, em todas as fases da nossa vida - devemos apegar com os ganhos que cada fase nos traz, pois nem tudo se resume a perdas. Quando chegamos a menopausa, devemos usufruir as vantagens desse amadurecimento, assumindo a plenitude da feminilidade, e com certeza, nós nos sentiremos menos infelizes", afirma.
Riscos de quadro depressivos
A psicanalista explica que se a mulher não estiver preparada para enfrentar essa fase, existem grandes chances de surgimento de um quadro depressivo. "A menopausa é uma espécie de crise da maioridade, onde alguns pontos da vida, como o casamento, por exemplo, pode acabar. Além disso, a mulher se depara com a saída dos filhos de casa, que é a chamada Síndrome do Ninho Vazio [sentimento de perda e solidão quando os filhos deixam o lar]. Ela também se cobra por não ter investido em si mesma, esses fatores ajudam a deixá-la depressiva", destaca.
A especialista destaca que alguns cuidados e hábitos podem prepará-la para essa fase. " A mulher precisa priorizar cuidados do ponto de vista estético/físico, mental e espiritual. Ao cuidar desses pilares, é possível chegar a menopausa pronta para viver uma fase absolutamente importante e normal na vida de todas", finaliza.
Menopausa precoce
Cerca de 1% das mulheres estão sujeitas a menopausa precoce, que ocorre antes dos 40 anos, segundo a SBEM (Sociedade Brasileira de Enndocrinologia e Metabologia). Já 5% pode ter a 'menopausa cedo', no caso, antes dos 45 anos. Essas situações podem suceder devido a fatores como cirurgias de retiradas de ovários, quimioterapia, etc. De acordo com a entidade, mulheres que têm laqueadura ou são fumantes podem, inclusive, antecipar a menopausa em um ano.
Cristiane M.Maluf Marti- psicanalista Cristiane M.Maluf Marti
https://www.facebook.com/Psic-Cristiane-M-Maluf-Martin-385550198280273/
Fonte
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
https://www.endocrino.org.br/menopausa-precoce/