Seja bem vindo a Online Farma!

 
A menopausa precoce ou menopausa prematura, como é chamada pelos médicos, é caracterizada pelo fim dos processos reprodutivos e da menstruação de forma prematura. A menopausa prematura pode ocorrer em mulheres portadoras de câncer, que realizaram radioterapia ou quimioterapia. Esses tratamentos afetam a fecundidade da mulher levando à menopausa.
 
Outra causa desse tipo de menopausa é a extração cirúrgica dos ovários. Alguns estudos mostraram também que problemas genéticos e hereditários são muito prováveis no aparecimento da menopausa precoce. Doenças como a diabetes, a artrite reumatóide e o lúpus também podem ser a causa da falência ovariana, pois leva o organismo a produzir anticorpos que muitas vezes afetam o sistema reprodutor e interferem nos hormônios. Estudos feitos nos Estados Unidos mostram que dois terços das mulheres que sofrem de menopausa precoce são portadores de algum tipo de doença auto-imune. 
 
Tanto a menopausa causada por tratamentos do câncer, quanto a menopausa “cirúrgica” provocam sintomas intensos na mulher como calor e suor excessivos, secura vaginal e outros desconfortos causados pela queda na produção de hormônios, própria da menopausa. 
 
A menopausa é considerada pelos médicos como precoce quando ocorre em mulheres abaixo de 40 anos. Os sintomas são praticamente os mesmos da menopausa, porém o impacto é maior por atingir mulheres mais jovens. Como a perda de estrogênio é grande, a mulher pode sofrer atrofia urogenital, envelhecimento cutâneo e problemas vasculares.
 
Os sintomas são muito parecidos com os sintomas próprios da menopausa, como insônia, secura vaginal, palpitações, inchaço, incontinência urinária, ondas de calor e ganho de peso. O tratamento geralmente é baseado em reposição hormonal para amenizar os sintomas. O uso dessa terapia é muito importante principalmente nos casos de menopausa precoce causada pela extração cirúrgica ou por quimioterapia, pois nesses casos os sintomas são mais intensos. 
 
Atualmente alguns produtos naturais ajudam a amenizar os sintomas da menopausa. O Tribulus Terrestris é um medicamento natural que auxilia na diminuição desses sintomas.