Seja bem vindo a Online Farma!

O Ministério da Saúde acaba de divulgar uma nova medida governamental que tem por objetivo garantir a saúde dos brasileiros: um plano de redução de gordura nos alimentos industrializados. O governo também acaba de firmar um acordo com as indústrias de alimentos processados para que elas reduzam o teor de sódio em pelo menos 16 categorias de produtos. 

 
Segundo o Ministro da Saúde Eduardo Padilha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se responsabilizará pela fiscalização e controle das novas regras, que almejam combater a obesidade e a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O brasileiro tem o costume de salgar a comida bem mais que outros povos; 
 
O consumo excessivo do sal  aumenta a incidência de doenças crônicas como a hipertensão e problemas cardíacos. As metas para a redução de gordura nos alimentos ainda não foram definidas, mas para a diminuição do sódio o governo espera uma diminuição de 30% na concentração do elemento em massas e de 10% nos pães. Em julho, quando o plano de ação deve entrar em sua segunda fase, o governo espera ampliar o leque de produtos afetados pela nova regulamentação. E até o final do ano será definido o teor máximo de sódio para biscoitos, embutidos, pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho, batatas fritas, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas. 
 
Uma pesquisa realizada recentemente pelo ministério apontou que 48% da população das capitais tem sobrepeso e 15% é obesa.

Autor:  Agência Comunicado

Fonte:  Portal Época