Seja bem vindo a Online Farma!

A obesidade e o sedentarismo integram o time de males do século 21. Um tende a desencadear o outro. Estatísticas apontam que 1/6 da população adulta brasileira não pratica atividades físicas, quase metade (48,1%) está acima do peso e 15% são obesos. Uma pesquisa do Ministério da Saúde  mostrou que nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, cinco vezes ou mais na semana.

A fim de modificar esse quadro de sedentarismo e obesidade, o Ministério da Saúde pretende implementar 4 mil polos do Programa Academia da Saúde (1 mil por ano até 2014). Foram publicadas duas portarias no Diário Oficial da União, permitindo a adesão de recursos aos municípios interessados.

Esta ação do Governo prevê uma série de medidas voltadas à melhoria da qualidade de vida e saúde dos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS), através de espaços específicos para o desenvolvimento de exercícios físicos, lazer e outras práticas ligadas à saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática de apenas 30 minutos de atividades físicas (em cinco ou mais dias por semana) já é benéfica para a saúde.

Além de implantar novas infraestruturas para atividades individuais e coletivas, o Programa Academia da Saúde pretende oferecer e incentivar a população às práticas de ginástica, capoeira, danças, yoga, tai chi chuan e jogos esportivos, e atividades como música, teatro, artesanato e pintura, sob a orientação de profissionais.

O Programa faz parte das Políticas Nacionais de Atenção Básica e de Promoção da Saúde e também integra o Plano de Ações Estratégias para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil.

Praticar atividades físicas é uma das alternativas mais fáceis e prazerosas de se obter uma qualidade de vida melhor. Consulte um médico antes de iniciar a prática e escolha a atividade que se encaixar à sua rotina.


Por: AgComunicado