Seja bem vindo a Online Farma!

 

Considerada um dos males do século, a miopia é um problema na visão que impede o indivíduo de enxergar algumas coisas a certas distâncias. Nada mais é do um defeito de refracção que atinge e prejudica a focalização da pessoa, sendo assim uma pessoa míope tem uma visão à distância embaçada e sem foco, simplesmente não consegue enxergar com nitidez .

Geralmente por ter início na infância a miopia é descoberta quando a pessoa já está com um grau mais elevado pois ela não vai percebendo a mudança gradativa que acontece aos poucos em sua visão e acaba pensando que é assim que todo mundo enxerga.

Para saber se sofre de miopia alguns dos sintomas são dores de cabeça, tontura, piscar os olhos muitas vezes e dores na vista. Na visão a pessoa pode notar que algumas luzes distantes podem parecer embaçadas e flutuantes, a leitura de placas passa a ficar difícil e no geral a visão fica um pouco turva. Para confirmar pergunte a algum amigo se ele consegue ler algo que você não consegue. Se a pessoa disser que sim você provavelmente sofre de miopia.

Existem diversos tipos de miopia sendo as mais conhecidas:

  • Miopia congénita: Miopia de nascença.  Aquela onde a falha na estrutura do olho apareceu antes que o olho recebesse os raios de luz do mundo exterior.
  • Miopia patológica: Associada a mudanças degenerativas na sua estrutura. Pode aumentar e o fator genético é determinante. Essa miopia dificilmente irá diminuir mesmo com o uso de lentes adequadas.
  • Miopia noturna: Aquela que a pessoa não vê bem em lugares com pouca iluminação. O olho tem dificuldades em ver os detalhes e  a pupila dilata para captar mais luz.

Mesmo tendo casos de miopia em sua família ou não existem algumas maneiras de evitar a miopia em seus filhos.

  • Na infância não deixe a criança se aproximar muito do que está lendo nem permita que ela leia sem intervalos por muito tempo.
  • Não se deve ficar muito próximo a computadores, televisão e outros jogos eletrônicos.
  • Uma alimentação equilibrada também ajuda na prevenção contra a miopia.
  • Faça com que a criança brinque ao livre na luz do dia. A luz do dia ajuda a restringir o crescimento do globo ocular.

Sendo desenvolvida na infância, e descoberta entre os 7 e 12 anos,  a miopia tende a se agravar durante  crescimento. Isso quer dizer que o grau das lentes que a pessoa vai precisar usar para enxergar bem irá ser maior. Recomenda-se fazer o exame pelo menos 1 vez ao ano.

Além dos óculos pode-se optar por uso de lentes de contato, uma opção prática e que não influencia na estética. Outra opção é aguardar até os 21 anos, idade que o grau se estabiliza ( não vai mais aumentar) e fazer uma cirurgia. Lembrando que a miopia pode voltar mesmo depois da cirurgia em caso de leitura excessiva sem luz suficiente e muito perto e abuso do uso de telas de TV e computadores.