"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Mitos e verdades sobre o consumo de leite


04/11/2012 - 23:00:00 | 678

 

Uma das principais fontes de cálcio e outros nutrientes importantes para o organismo, o leite está entre os alimentos que mais geram dúvidas sobre seu consumo. O leite morno realmente ajuda a dormir? Leite emagrece? Confira alguns dos mitos e verdades sobre seu consumo. 
 
Leite ajudar a emagrecer.
Verdade – O consumo diário de até 1200 mg de cálcio (equivalente a 4 copos de leite), associado a uma dieta balanceada e exercícios físicos, contribui para a perda de peso e redução da gordura, em especial na região abdominal. Para emagrecer, prefira o leite desnatado e queijo branco, tipo Minas. 
 
Pessoas que sofrem com rinite alérgica não devem beber leite.
Parcialmente verdade – O leite, em si, não causa alergia, mas pode contribuir para o aumento de muco e agravar problemas respiratórios já existentes, como a rinite alérgica e a sinusite, por exemplo. Pessoas com intolerância à proteína do leite costumam apresentar sintomas ainda na infância. São eles: diarreia, cólicas frequentes, problemas respiratórios e coceiras na pele. 
 
Adultos não deveriam consumir leite.
Mito – O leite de vaca é um alimento extremamente importante para saúde, uma vez que possui cálcio (essencial para saúde dos ossos), proteínas e nas versões desnatadas, pouca gordura. O problema é que, com o passar dos anos, algumas pessoas perdem a enzima lactase, responsável pela quebra o açúcar do leite – a lactose. A falta ou deficiência desta enzima faz com que a lactose permaneça intacta no intestino e fique disponível para ser fermentada por microrganismos e formar gases.  Essa é a chamada intolerância a lactose.  A boa notícia é que já existem no mercado leites especiais sem lactose, que podem ser consumidos por quem apresenta esta intolerância. 
 
O leite de soja pode substituir e suprir as propriedades do leite de vaca, pois contém a mesma quantidade de cálcio.
Parcialmente verdade – Algumas marcas de leite de soja não apresentam a mesma quantidade de cálcio que o leite de vaca. Para se beneficiar das mesmas propriedades do leite animal, é preciso ficar atento às informações da embalagem. 
 
Por: AgComunicado