Seja bem vindo a Online Farma!

 

Mitos e verdades sobre o inverno

 

O inverno chegou! E com ele saem do armário as blusas pesadas, luvas, guardamos o protetor solar, a garrafinha de água, comemos muita comida quentinha e enchemos nossa bolsa de pastilhas de Vitamina C para nos protegermos das chances de pegar aquela gripe. Mas será que tudo isso realmente está certo?

É normal ouvirmos alguns mitos sobre o que é certo fazer ou não fazer quando o frio chega, mas afinal quais são mitos e quais são verdades? Veja a seguir algumas respostas das dúvidas mais frequentes quando se trata do inverno.

Ficamos mais para baixo no inverno? Sim. Isso acontece porque o nível de luz solar influencia no nosso humor, no verão quando tem muito sol sentimos mais energia e consequentemente um maior bem estar.

Ficamos com mais sono no inverno? Sim. No inverno os dias são mais curtos e as noites mais longas, então podemos sentir mais sono. Isso não quer dizer que nosso corpo necessite de mais horas de sono, apenas que as condições acarretam em uma vontade maior de dormir. Ficamos mais quietinhos, encolhidos, agasalhados e queremos ficar mais tempo na cama.

Comemos mais no inverno? Sim. Como está frio o organismo pede por mais energia, ou seja, mais calorias. Tudo para aumentar a temperatura do nosso corpo. Então é importante não abusarmos das comidas calóricas nem de bebidas alcóolicas só para manter o corpo aquecido.

Temos mais vontade de fazer xixi? Sim. A água que eliminaríamos pelo suor e respiração são eliminadas na hora de ir ao banheiro.

Colocar baldes com água no ambiente ajuda a deixar o ar menos seco? Não. Esse método, apesar de conhecido, tem pouco efeito. Isso porque a evaporação da água é muito lenta. Recomenda-se utilizar um umidificador de ar.

Tomar grandes quantidades de vitamina C diminui a chance de pegar gripe e resfriado? Não. Quando temos a quantidade ideal de vitamina no nosso organismo ficamos sim mais protegidos, mas não há estudos que comprove que a ingestão em grandes doses faça dessa proteção 100% garantida.

Não precisamos passar protetor solar no inverno? Não. O uso do protetor solar é indicado mesmo no inverno diariamente, isso porque os raios UVA e UVB continuam agindo.

Outro grande mito é o de que não precisamos tomar água no inverno, pois não desidratamos. Isso não é verdade, tomar água continua sendo necessário no inverno. É importantíssimo não só para o metabolismo, mas também para manter a pele hidratada, pois no inverno a chance de se ter uma pele ressecada aumentam.

 

 

Fonte: Portal IG