Mitos e verdades sobre o poder dos chás
Emagrecer, facilitar digestão, controlar TPM, induzir o sono, são apenas alguns dos benefícios que os chás trazem à saúde e ao bem estar.
Curam gripe?
Os chás são ótimos para a hidratação, favorece a expectoração e ajuda a amenizar os sintomas da gripe. Mas nenhum tem o poder de curar infecções.
- Chá branco: promove a perda de tecido adiposo e tem um poder antioxidante.
- Chá de hortelã: ação anti-inflamatória e principalmente no sistema digestivo.
- Funcho: é bom na amamentação aumenta a produção de leite pela glândula mamária.
- Espinheira-santa: reduz a acidez gástrica e pode ser usado em paciente com gastrite.
- Alcachofra: pode reduzir o colesterol
- Cavalinha: é um ótimo diurético e pode ser usado em edemas e controla de pressão arterial.
- Borragem: controla a TPM
- Melissa: indutor do sono
- Camomila: calmante e digestivo
Chá verde, qual a sua função?
É um chá que está na moda. A aplicação clinica tem sido estudada, principalmente devido a sua propriedade antioxidante que auxilia no tratamento e prevenção de obesidade, dislipidemias e diabetes. Ele possui antinutrientes que reduzem a difestibilidade proteica, ou seja, absorve as proteínas. E o seu consumo deve ser evitado junto com as grandes refeições.
Verdades e mitos
- O chá de camomila é um calmante leve, mas a sua ação principal é anti-inflamatória e antiespasmódica: que são combate as cólicas intestinais. Os chás que são calmantes ajudam a reduzir a fome por saciedade. Exemplo: folha de maracujá, melissa, mulungu e camomila.
- É mito achar que o Sene emagrece. Pois a planta tem um efeito laxante drástico.
- Os chás verdes aceleram o metabolismo e dão ajuda na eliminação das gorduras pelo intestino como no caso do dente de leão, alcachofra e boldo do Chile.
- É mito o Boldo peludo ou falso boldo sejam bons para o fígado. Alguns estudos apontam o seu efeito como antiácido na gastrite