Muitas mulheres optam por não menstruarem mais . Isso evita alguns sintomas ruins da menstruação como cólicas, inchaço, dores de cabeça e TPM. Mas será que vale a pena e tem como interromper a menstruação? Quais seriam as consequências?
Existem alguns meios de se interromper a menstruação, porém eles não são 100% garantidos e é recomendado que a mulher pare com o processo depois de um tempo. A maioria dos médicos não recomenda que a mulher pare a menstruação por riscos de doenças futuras, até mesmo porque a menstruação acontece por certos motivos. Porém existem indicações para alguns casos:
- A mulher que acabou de ter filhos por exemplo pode se livrar da menstruação. O momento é propício porque justamente nessa época não ocorre a menstruação.
- Mulheres que já estão com o sistema reprodutor amadurecido, ou seja, aquelas que já passaram pela puberdade.
- Mulheres com doença como mioma ou cisto no ovário que estão em tratamento muitas vezes podem e devem interromper a menstruação.
- Mulheres que tem uma TPM fora dos padrões.
Os métodos de se interromper a menstruação são vários. Além da ingestão de anticoncepcionais, há injeção, implantes subcutâneos, adesivo ou DIU com progestógenos .
A maioria das mulheres que pararam de menstruar tiveram todos os sintomas recorrente geralmente no Período Pré Menstrual Amenizados, porém outras consequências podem ser o aumento de peso e diminuição da libido ( desejo sexual), outras mulheres sofreram de hemorragia contínua e tiveram que interromper o tratamento.
Parar de mestruar é uma opção, mas se você vive em harmonia com o seu ciclo não há motivos para isso. O mais indicado é ir até um(a) ginecologista de sua confiança e conversar com ele(a) sobre o melhor método de interrupção, se você realmente precisa e quais as consequências que isso trará para sua vida sendo negativas ou positivas.