Seja bem vindo a Online Farma!

A falta de descanso afeta a saúde

Você dorme pouco ou como prefere dizer, dorme mal? Saiba que essa falta de descanso adequado pode acarretar em algumas consequências à saúde.
 
Aumento de peso. Geralmente quando a pessoa não consegue dormir é porque está ansiosa com algo e dentre as atividades para “driblar” a ansiedade, pode se render ao assalto à geladeira. E claro que esses excessos noturnos poderão resultar no ganho de sobrepeso, já que à noite o metabolismo costuma trabalhar de maneira mais lenta.
 
Risco de acidente. A falta de descanso faz com que a pessoa no dia seguinte perca o foco para as tarefas diárias e isso pode trazer consequências como perda da direção do veículo, por exemplo.
 
Sistema de defesa enfraquecido. As noites mal dormidas também podem refletir sobre o sistema imunológico, tornando-o mais fraco e apto para o surgimento de doenças.
 
Descontrole emocional. Depois de uma noite mal dormida ou até mesmo em claro, o indivíduo pode vir a apresentar descontrole emocional. 
 
Para um físico melhor. Dormir bem reflete sobre a pele e a aparência e claro que uma noite mal dormida gera as desagradáveis olheiras e aspecto cansado à aparência. Se dormir mal é uma rotina, a má notícia é que também favorece o envelhecimento precoce.
 
Obesidade. A ansiedade pela falta de sono que leva a alimentação fora de hora pode contribuir para um quadro de obesidade.
 
Concentração e memória afetadas. O tecido cerebral sofre enfraquecimento devido às noites mal dormidas e isso pode resultar na perda do foco e atenção nas atividades cotidianas. 
 
Uma noite ou outra sem dormir é perfeitamente natural, mas quando dormir mal é uma rotina é fundamental rever os hábitos. Se o quadro for de insônia, procurar a ajuda de um especialista é fundamental.  Lembre-se: dar ao corpo o descanso necessário é essencial.