A gestação é um período que a mulher deve se dedicar a saúde de seu bebê e a sua também, afinal ela deverá gerar uma criança saudável. Muitas mulheres tem que largar o cigarro, começar a praticar exercícios físicos (ou se privar de atividades físicas mais intensas que fazia) e principalmente cuidar da sua alimentação.
Uma dieta correta vai auxiliar em um crescimento saudável do bebê além de manter a futura mamãe forte e saudável. Veja alguns nutrientes que não devem faltar na dieta de uma grávida.
Vitamina C: Ela auxilia o organismo a absorver o ferro. Pode ser encontrada em frutas como laranja, manga, kiwi e limão.
Vitamina D: Auxilia o organismo na absorção do cálcio. Pode ser encontrada no sal, frutas, sardinha, gema do ovo e no leite e seus derivados.
Ferro: Previne a anemia. Podemos encontra-lo no peixe, costela de porco, fígado, nozes, castanhas, pães de trigo, galinha e etc.
Zinco: Ele está no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Ajuda o sistema imunológico e pode ser encontrado em carnes magras, frutos do mar e cereais.
Vitamina K: Encontrada em vegetais e na gema do ovo a Vitamina K vai prevenir possíveis hemorragias.
Vitamina B6: Além de auxiliar na prevenção dores no estômago e enjoo, a Vitamina K irá produzir células do sistema nervoso e ajudar na formação do sangue. Pode ser encontrado em cereais integrais, legumes, fígado, banana, ovos, hortaliça e leite.
Fibras: É importantíssimo o consumo de fibras na gravidez. Elas vão ajudar no intestino e podem ser encontradas nos vegetais e farelos de cereais. Cuidado, porém com seu consumo em excesso pois ele pode reduzir a absorção de ferro, zinco e outros minerais.
Existem alguns alimentos no entanto que não devem ser consumidos pelas grávidas. Confira e tente evitá-los ao máximo, são eles: Alimentos com cafeína: pode causar aborto espontâneo, dores de cabeça, irritabilidade e insônia.
Alimentos com muito açucar ou diet/com adoçantes: Os com muito açucar tem um grande valor energético e são bem calóricos, já alguns dos alimentos com adoçante contém aspartame, encontrado em diversos produtos industrializados. Eles podem ultrapassar a barreira da placenta e interferir no desenvolvimento neurológico do bebê. Prefira adoçantes a base de frutose.
Alimentos com sal em excesso podem causar aumento na pressão e causar aborto espontâneo. Por fim o consumo de álcool durante a gravidez é um poco polêmico mas entre beber e entre não beber opte por não beber pois o álcool na gravidez pode acarretar em certos danos para a criança como defict de atenção, hiperatividade e alguns outros problemas não só psicológicos como físicos.