"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos que contem óleo natural são altamente benéficos para a saúde do organismo


16/03/2014 - 23:00:00 | 640
 
Alimentos que contem óleo natural são altamente benéficos para a saúde do organismo 
 
Pesquisa publicada na revista The New England Journal os Medicine, afirmou que pessoas que consomem nozes, avelãs, castanhas, amêndoas entre outras sementes oleaginosas, desfrutam de uma melhor qualidade de vida. O estudo foi realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 
 
A equipe de pesquisadores reuniu dados de 120.000 pessoas, que foram acompanhadas e observadas ao longo de trinta anos. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo um em que o consumo de nozes e sementes oleaginosas era regular e outro, em que os indivíduos não mantinham o hábito de consumir nozes regularmente. 
 
Após o período de análise, os pesquisadores chegaram à conclusão de que, os voluntários que consumiam oleaginosas, apresentaram risco 20% menor de sofrerem com problemas cardíacos e morrerem, do que os participantes que nunca consumiam frutos, como nozes. Este resultado também esta associado, ao fato de que o grupo de participantes que apresentou menor risco de morrer, mantinha o hábito de praticar atividades físicas, eram magros e não tinham o hábito de fumar. 
 
Responsáveis pelo estudo afirmam que o consumo regular de oleaginosas, ajuda na redução do colesterol ruim e no controle da pressão arterial, principalmente em situações de tensão e estresse. 
 
Atualmente, muitos temem consumir sementes oleaginosas, pelo seu alto teor de gordura. No entanto, diversas pesquisas e estudos, afirmam que pessoas que consomem com maior frequência as sementes oleaginosas, são menos propensas a sofrer com a obesidade. O óleo encontrado nestes alimentos é o considerado o bom colesterol, o que irá afetar na saúde somente o excesso, geralmente prejudicial quando se trata de alimentação. Poucos têm conhecimento das propriedades e benefícios destas sementes, por isso evitam seu consumo. 
 
As nozes, por exemplo, são ricas em gorduras saudáveis e fonte de proteínas e fibras, como ômega-3 e 6, vitaminas C e E, potássio e arginina, que ajudam na redução de absorção de alimentos, inibe o apetite e auxilia no controle das altas taxas de colesterol). 
 
Apesar de calórica a noz contribui para a sensação de saciedade, vamos conferir alguns benefícios do alimento:
 
  • Contribui no combate da diabetes tipo 2;
  • Ajuda a combater a fadiga e o cansaço;
  • Ajuda a prevenir a arteriosclerose;
  • Ajuda a prevenir problemas cardíacos;
  • Combate o mau colesterol;
  • Previne e combate transtornos sexuais;
  • Previne doenças causadas pelo sistema nervoso;
  • Melhora nas funções cognitivas durante o envelhecimento.
 
O mais recomendado para pessoas que fazem dieta de calorias é consumir no máximo duas nozes ao dia para garantir a saciedade e não comprometer na perda de peso. Adote o hábito de consumir nozes e sementes oleaginosas, assim você potencializa sua dieta e previne seu coração de diversas doenças de riscos. Sem contar que ainda garante longevidade.