Seja bem vindo a Online Farma!

O guaraná (Paullinia cupana) é pertencente à família botânica Sapindaceae, consiste numa espécie nativa da região da Amazônia brasileira, cuja semente se extrai o pó de guaraná. A semente de guaraná apresenta aroma pouco perceptível e sabor ligeiramente adstringente e amargo. O pó de guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

O pó de guaraná é obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas. Esta semente apresenta grande quantidade de amido, taninos, metilxantinas, cafeína, teobromina e teofilina, além de compostos bioativos, como os flavonóides. Possui também sais minerais como o fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio e vitaminas, como a vitamina A e vitamina B1.

O pó de guaraná possui propriedades que são capazes de estimular a liberação de dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, o que confere vigor e inibe o sono. Desta forma, o pó de guaraná é muito utilizado por estudantes e profissionais que enfrentam grandes jornadas de trabalho.

Pó de guaraná benefícios:

O pó de guaraná proporciona diversos benefícios para o nosso organismo, como: melhorar o desempenho nos exercícios e a concentração, aliviar dores de cabeça, ajudar a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e auxiliar em dietas de emagrecimento.

O pó de guaraná é muito utilizado como energético devido possuir cafeína em sua composição, a cafeína consiste na metilxantina presente no guaraná de maior ação como estimulante do sistema nervoso central (SNC), promovendo um estado de alerta ainda maior ao indivíduo, resistência ao cansaço e melhora da percepção das atividades intelectuais.

O pó de guaraná ainda conta com as substâncias teofilina e a teobromina que auxiliam no tratamento de doenças caracterizadas por broncoespasmo, como a asma e enfisema. Estes compostos atuam na dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares, através do relaxamento da musculatura lisa. Ao nível cardiovascular, a teofilina também dilata as artérias coronárias e aumenta os batimentos cardíacos.  

Pó de guaraná como consumir?

O pó de guaraná pode ser consumido misturado à água ou em outras bebidas.  Além disso, ele pode ser adicionado em iogurtes, vitaminas, frutas e outros alimentos de sua preferência. É importante consultar o seu médico sobre o uso do pó de guaraná, pois devido seu elevado nível de cafeína, pode trazer alguns distúrbios ao paciente. Siga todas as orientações fornecidas pelo seu médico.