O que essa fruta oferece à saúde?
O tomate é um alimento muito querido presente na mesa de muitos brasileiros, seja na salada, nos tradicionais molhos de tomate, em forma de suco, nos cozidos, ensopados, entre outros, é um alimento reverenciado na dieta diária.
Mas em termos nutricionais, quais as propriedades do tomate?
Essa fruta é rica em vitamina A, em vitamina C e em vitamina E, possui vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), dentre os minerais se destacam: cálcio, ferro, potássio, zinco, entre outros.
O tomate é rico em água, aproximadamente 94% de sua composição é de água, possui pouquíssimas calorias, 100 gramas equivalem a apenas 21 calorias, ou seja, é um alimento fundamental para aquelas pessoas que desejam emagrecer. E sabe aquela sensação desagradável de inchaço que incomoda tantas pessoas? O consumo regular do tomate ajuda a tratar, isso graças ao poder diurético presente nesse alimento.
A vitamina que se destaca no tomate é a vitamina C, essencial para o bom funcionamento do metabolismo que consequentemente reflete sobre o metabolismo. A riqueza no mineral potássio ajuda a prevenir problemas cardiovasculares.
Há dois tipos de ácidos presentes na fruta: ácido oxálico e ácido málico. A concentração dessas substâncias é maior quando o tomate ainda não está perfeitamente maduro. A fruta possui poder alcalino que purifica o sangue.
Outro elemento abundante no tomate e que chama à atenção é o licopeno, um importante antioxidante, responsável pela cor da fruta, esse antioxidante pertence à família de carotenoides, segundo estudos científicos, a presença de licopeno na dieta previne câncer, com ênfase no câncer de próstata e câncer de cólon.
O consumo frequente do alimento ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, eleva os níveis de HDL (bom colesterol) e diminui os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
O ideal para aproveitar todas as propriedades dessa fruta é consumi-la em sua forma natural, em caso de molhos de tomate, prefira preparar com tomates frescos ao invés de comprar a versão enlatada. O tomate maduro refogado com azeite concentra mais licopeno do que se consumido em sua forma natural.
Por ser um alimento rico em sais minerais, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é útil para pessoas que têm diabetes.
É um alimento que pode ser encontrado o ano todo em boas condições e que deve estar presente na dieta diária pelos inúmeros benefícios que oferece à saúde.
Consumir o tomate apenas como fruta deveria ser um hábito entre as pessoas. Na salada, esse ingrediente costuma fazer toda a diferença e o molho natural de tomate não apenas pode ser aproveitado para ser utilizado sobre as massas, mas pode ser consumido em torradas como patê. Invista no consumo de tomate, agregue saúde à sua dieta.