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O poderoso chá verde


21/03/2014 - 23:00:00 | 622
 Conheça algumas das potencialidades desta erva
 
O consumo regular de café e chá-verde ajuda na redução dos riscos de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), concluiu um estudo realizado na Universidade de Osaka no Japão. A pesquisa observou os aspectos positivos do consumo moderado do café e do chá-verde, em mais de 80.000 pessoas. 
 
O grupo de pesquisa avaliou os hábitos alimentares de pessoas com idades entre 45 e 74 anos de idade, por um período de treze anos. Os resultados puderam ser apresentados, após o recolhimento de dados relacionados a fatores como sexo, idade, tabagismo, peso, alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e prática de atividades físicas. 
 
Segundo os resultados finais, os pacientes avaliados que consumiram diariamente pelo menos três xícaras de chá-verde, apresentaram risco de sofrer com derrame cerebral, 14% menor do que os pacientes que não consumiam a bebida. 
 
Sem contar que a equipe também descobriu que beber uma xícara de café ou duas de chá-verde por dia, além de acelerar o metabolismo e favorecer as dietas, pode diminuir em 32% o risco de hemorragia cerebral, que está diretamente relacionada a 13% dos casos de AVC.
 
Com estas conclusões, os estudiosos acreditam que as potentes substâncias antioxidantes presentes em ambas as bebidas, são as principais responsáveis por favorecer na prevenção de diversas doenças do coração. 
 
As substâncias presentes no chá-verde, conhecidas como catequinas, também têm grande importância na redução da absorção do colesterol ruim no intestino, o que  favorece na produção do HDL (colesterol bom). Sem contar que, essa substância atua com potentes antioxidantes, que combatem os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células). 
 
É por isso que muitos especialistas recomendam o consumo regular de chá-verde em tratamentos de prevenção de doenças crônicas, como o câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Pois além de ser rico em propriedades que favorecem a saúde, auxilia também na redução do risco de diversas doenças.
 
Algumas dicas ao consumir chá verde:
 
Opte por folhas naturais
 
Especialistas recomendam a ingestão do chá em folhas, pois potencializa as substâncias presentes, enquanto em saquinho, devido à industrialização é preparado através da mistura com o caule da planta, tornando-a com menos nutrientes;
 
 
Escolha momentos específicos para a ingestão
 
De acordo com especialistas, o chá não deve ser ingerido após as refeições, pois inibe a absorção de vitaminas, como ferro e vitamina C, prejudicando o organismo. O ideal é aguardar aproximadamente uma hora para pode consumir o chá;
 
Acrescente mel para diminuir o sabor amargo
 
Para acabar com o gosto amargo, uma dica é acrescentar uma colher de sopa de mel, que deixará com um sabor mais doce, entretanto tomar cuidado com a quantidade de mel, pois o alimento é rico em açúcar e bastante calórico;
 
Acelera o metabolismo
 
A grande quantidade de antioxidantes presentes auxilia na perda de peso, pois é responsável pela queima de gorduras