"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

O que há de tão especial no pêssego?


16/03/2014 - 23:00:00 | 670

A fruta é rica em importantes vitaminas antioxidantes

 
O pêssego é uma das frutas mais consumidas e queridas pelos brasileiros, une o ácido ao doce, junto a um sabor inconfundível. É tão popular que há até mesmo a expressão “pele de pêssego” para peles bonitas e sedosas devido ao aspecto aveludado da casca da fruta.
 
O que há de tão importante nutricionalmente nesse alimento?
É rico em vitaminas A, C, E, vitaminas B (B1, B2, B3, B6, B12); possui importantes minerais (cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, entre outros).
 
O que chama a atenção no pêssego é o equilíbrio da presença de três importantes vitaminas: provitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E. Essas vitaminas encontram-se em quantidades equilibradas na fruta, a provitamina A é resultado da presença do betacaroteno, importante antioxidante presente na fruta responsável por sua cor atraente. O perfeito equilíbrio desses importantes nutrientes confere ao pêssego propriedade importante: proteger a saúde do coração.
 
As três vitaminas: A, C e E conferem alto poder antioxidante responsável por proteger veias e artérias ligadas ao coração, consequentemente atuam na prevenção e tratamento de doenças coronarianas.
 
As vitaminas do complexo B agem fortalecendo os músculos do coração e fazendo com se contraiam, desta forma, utilizam a energia presente nos ácidos graxos e açúcares, para que o músculo cardíaco se mantenha em perfeito funcionamento.
 
Há dois minerais na fruta que chamam a atenção: potássio e magnésio. São importantes para regular os batimentos cardíacos de maneira que se deem de maneira rítmica e enérgica.
 
Para cada 100 gramas de pêssego há 1,00mg de sódio, quantidade baixa, que consequentemente previne a hipertensão arterial. 
 
Além de proteger o organismo contra afecções cardíacas, o pêssego é uma fruta de fácil digestão, age como laxante suave e protege o aparelho digestivo.
 
Utilizando a medida de 100 gramas da fruta, é possível encontrar o equivalente a 43 calorias, o que faz com que o pêssego se torne uma das frutas mais indicadas para o emagrecimento saudável, além de possuir boa quantidade de fibras que atuam aumentando a sensação de saciedade.
 
É delicioso natural, com iogurte, junto a outras frutas, em compotas, ou seja, é uma fruta que pode ser amplamente explorada e as crianças inclusive, gostam muito do pêssego pelo sabor suave e adocicado.
 
Ao comprar, prefira as frutas firmes, sem deformações nas cascas e que exalem aroma suave.
 
Anote uma receita deliciosa e light de creme de pêssego à base de iogurte natural.
 
Creme light de pêssego
 
Ingredientes
3 xícaras de chá de pêssego em calda escorrido;
Adoçante em pó;
200 ml de iogurte natural cremoso;
Meia xícara de chá de amendoim picado
 
Modo de fazer
Leve ao fogo os pêssegos com água de maneira que os cubra na panela (espessura de aproximadamente um dedo), acrescente o adoçante conforme a sua preferência, quando levantar fervura, abrande o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente mais dez minutos. Escorra a água e deixe esfriar, até que atinja uma temperatura amena. Leve o pêssego ao liquidificador e bata por aproximadamente 3 minutos em potência alta até que se transforme em creme. Depois de batido, misture ao iogurte até atingir consistência homogênea e leve para gelar. No momento de servir, utilize taças individuais e salpique o amendoim para decorar.
 
Está pronta sua sobremesa que rende aproximadamente 4 porções.
 
Explore mais o poder existente no pêssego.