"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

O que são varizes e como combatê-las


04/11/2012 - 23:00:00 | 706

 

As varizes são um problema que atinge homens e mulheres adultos e que causa muitos constrangimentos. Em casos mais avançados algumas pessoas usam apenas calças compridas e deixam de ir à praia para não ter que por as varizes em vista.

As varizes aparecem quando as válvulas das nossas veias que tem a função de ajudar o sangue a fluir não funcionam direito. O sangue que deveria fluir retorna e se acumula como se fosse uma poça causando assim a dilatação da veia.

O aparecimento de varizes é gerado por diversos fatores como genética, tabagismo, gravidez, obesidade, pílulas anticoncepcionais e sedentarismo. Geralmente aparece em mulheres com mais de 30 anos, mas isso não quer dizer que as mais jovens e homens não possam ter.

Essas veias dilatadas podem causar dor e até o surgimento de feridas que não cicatrizam, por isso a prevenção é muito importante e pode ser feita de algumas maneiras: Evite ficar de pé ou parado na mesma posição por muito tempo, movimentar o corpo ajuda na circulação do sangue. Coloque as pernas acima do nível do coração, isso vai ajudar o retorno do sangue. Faça atividades físicas, lembrando que a musculação não causa varizes como dizem alguns mitos. Usar meias elásticas na altura dos tornozelos também ajuda na circulação. É importante lembrar que caso tenha casos de varizes na sua família esses métodos não ser tão eficazes.

Por ser séria e poder provocar até trombose, existem diversos cremes e pomadas que prometem eliminar as varizes de maneira eficaz. O tratamento para as varizes superficiais é feito através da ingestão de remédios que irão necrosar as veias impedindo assim que elas conduzam o sangue. Para os que tem um caso mais sério de varizes recomenda-se  a cirurgia.