Seja bem vindo a Online Farma!

Conheça os principais benefícios do consumo desse superalimento

Há algum tempo diversos estudos têm sido realizados em torno da soja preta e de seus benefícios à saúde. 
 
Em termos de benefícios e propriedades a soja preta e a soja amarela não possuem significativas variações, mas a diferença está na casca da soja preta, que possui quantidade dobrada de antioxidantes. 
 
Antioxidantes inibem a formação dos radicais livres, previnem a degeneração celular, assim como o envelhecimento precoce da pele e atuam diretamente contra as doenças cardiovasculares.
 
Acredita-se que inclusive, esse grão tenha o poder até mesmo de prevenir doenças cancerígenas, além de melhorar a função intestinal e auxiliar até mesmo na eliminação de gorduras, ou seja, atua também a favor do emagrecimento saudável.
 
É mais difícil encontrar a soja preta no Brasil em sua forma natural e mais comum encontrar esse alimento em forma de farinha, a utilização pode ser versátil, duas colheres de sopa de farinha no iogurte, ou no suco natural, misturadas na sopa etc. Se encontrada em sua forma natural, a soja preta pode ser aproveitada da mesma maneira que a soja amarela, em receitas quentes e até mesmo em saladas.
 
A cor escura da casca da soja preta se deve à presença da substância antioxidante antocianina e é essa substância que inibe a absorção de gorduras no organismo.  Por ser rica em proteínas, consequentemente a produção insulínica é reduzida, o que favorece no tratamento e prevenção da diabetes.
 
Aqueles que estão na luta pelo emagrecimento podem encontrar na soja preta, uma poderosa aliada, isso por que produz sensação de saciedade e faz com que parte das gorduras presentes na alimentação não sejam absorvidas pelo intestino e dessa forma, são eliminadas.
Aquela sensação de inchaço que tanto incomoda as pessoas também é aliviada. O consumo frequente desse poderoso grão facilita a circulação sanguínea e previne o entupimento de veias e artérias por placas de gorduras, ou seja, previne as tão temidas doenças do coração, com ênfase na aterosclerose.
 
Para fazer a farinha em casa é simples: Despeje 200 gramas dos grãos de soja preta em uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 180º por aproximadamente 20 minutos. Deixe os grãos esfriarem e depois é só bater no liquidificador ou processar até que adquiram a consistência de farinha. Coloque em um recipiente previamente higienizado, feche bem e mantenha esse recipiente ao abrigo da luz e em local fresco. Deve ser consumida em até uma semana. 
 
Agora uma receita simples de vitamina de banana com farinha de soja preta
 
Ingredientes:
 
300 ml de leite desnatado;
1 banana;
2 colheres de sopa de farinha de soja preta
 
É só bater no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta e está pronta a sua deliciosa vitamina que pode, inclusive, substituir o jantar.
 
Agora que conhece mais sobre os benefícios da soja preta, introduza esse superalimento na dieta.