Seja bem vindo a Online Farma!

O que esse grão tem de especial?

Que a soja é um alimento repleto de nutrientes que agem em prol da saúde, a maioria das pessoas já sabe, mas o que muitas pessoas desconhecem é que a soja preta é um recurso natural, alvo de diversos estudos, capaz de trazer inúmeros benefícios à saúde.
 
As propriedades presentes na soja tradicional amarela e na soja preta são semelhantes, a diferença segundo pesquisadores está na quantidade dobrada de antioxidantes presentes na casca da soja preta. A substância antioxidante presente é a antocianina, responsável pela cor escura do alimento.
 
Uma alimentação rica em antioxidantes atua prevenindo a degeneração celular, o envelhecimento da pele e o surgimento de doenças.
 
Segundo constatações de pesquisadores, o grão atua até mesmo na prevenção de doenças cancerígenas; ajuda a regular a função intestinal e atua em prol do emagrecimento já que inibe que boa parte das gorduras ingeridas na alimentação seja absorvida pelo organismo.
 
Encontrar a soja preta in natura no Brasil é raro, é mais comum encontrar esse alimento em forma de farinha, mas a utilização pode ser bem versátil, em sucos, vitaminas, sopas etc. Duas colheres de sopa podem ser utilizadas até mesmo no iogurte com cereais.
 
É rica em proteínas, e atua na redução da produção de insulina, o que favorece pessoas que tenham diabetes.
 
A sensação de inchaço também é aliviada, as propriedades presentes na soja preta agem a favor da circulação sanguínea prevenindo o entupimento de veias e artérias e males como a aterosclerose. 
 
Se você encontrar a soja preta pode preparar a farinha em casa, é muito simples. Despeje 200 gramas dos grãos de soja preta em uma assadeira e leve ao forno em temperatura média, aproximadamente 180º. Toste os grãos por 20 minutos, retire do forno, espere esfriar, depois é só bater no liquidificador ou processar esses grãos até que se transformem em farinha. Coloque em um recipiente de vidro devidamente higienizado, mantenha fechado ao abrigo da luz, em local fresco. Pode ser conservado em até uma semana.
 
Depois de pronta a farinha é só aproveitar as possibilidades na dieta.

Iogurte com farinha se soja preta e cereais
 
Ingredientes
1 copo de iogurte natural
2 colheres de sopa de farinha de soja preta
1 colher de granola
 
Basta misturar a soja e a granola no iogurte e está pronto um nutritivo alimento para o início da manhã.
 
Alterne a utilização da soja preta com a soja tradicional (amarela) na dieta, você só tem a ganhar em saúde e em qualidade de vida.
 
Aqueles que estão na luta pelo emagrecimento, podem unir a soja preta a uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas.