Seja bem vindo a Online Farma!

 
 
Temperado, recheado, frito, na salada, no molho, ou natural - os tomates são parte fundamental da dieta de muitas pessoas. Agora, uma nova pesquisa sugere que comer essa fruta suculenta pode diminuir o risco de derrame em homens, tornando-se muito mais do que um delicioso ingrediente.
 
 
Pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental, em Kuopio, fizeram um estudo que durou um período de 12 anos. Mais de 1000 homens finlandeses entre as idades de 46 e 65 anos realizaram testes de sangue no início e no fim da experiência.
 
 
Durante o curso do estudo, 67 voluntários tiveram um acidente vascular cerebral. Os pesquisadores descobriram que 25 dos 258 homens com os níveis mais baixos de licopeno tiveram um acidente vascular cerebral, enquanto que apenas 11 dos 259 homens com os níveis mais altos de licopeno sofreram um acidente vascular cerebral. 
 
 
O número final foi que as pessoas com os mais altos níveis de licopeno eram 55 por cento menos prováveis de sofrer um acidente vascular cerebral do que as pessoas com níveis mais baixos. O licopeno é um antioxidante. Os Institutos Nacionais de Saúde dizem que ele é encontrado em altos níveis em frutas e legumes, como o tomate, a melancia e a goiaba. 
 
 
Um copo de 240 ml de sumo de tomate, por exemplo, contém cerca de 23 miligramas de licopeno. Anteriormente uma investigação também demonstrou que o licopeno pode diminuir a formação de placas nas artérias a partir do colesterol LDL.
 
 
Os médicos dizem que esta apoia a recomendação de ter uma dieta rica em frutas e vegetais, especialmente em conjunto com a redução do risco de acidente vascular cerebral. No entanto, os especialistas também notaram que os dados do estudo mostraram uma associação entre o licopeno e o risco de acidente vascular cerebral. 
 
 
Não há atualmente nenhuma evidência de uma relação de causa - e- efeito. Atualmente, o acidente vascular cerebral é a quarta principal causa de morte em os EUA. Ele leva cerca de 137 mil vidas por ano. Um acidente vascular cerebral isquêmico é causado por um bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro do coágulo.
 
 
Um acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura de um vaso sanguíneo, impedindo o fluxo de sangue para o cérebro. Ataques isquêmicos transitórios, ou "mini- derrames", são causados por um coágulo temporário. Outros alimentos que são conhecidos para reduzir o risco de AVC são o chocolate, cereais integrais, frutas cítricas, lácteos com baixo teor de gordura, feijão, nozes, folhas verdes e peixes.