Seja bem vindo a Online Farma!

A TPM ou tensão pré-menstrual é uma desordem hormonal que atinge em médica 75% das mulheres. Ocorre geralmente nos dias que antecedem a menstruação, e seus sintomas desaparecem durante o período menstrual. 
 
Muitas mulheres durante o período menstrual enfrentam diversos problemas no relacionamento interpessoal com familiares, amigos, colegas de trabalho ou cônjuges.  Os sintomas podem variar entre as mulheres, porém os mais comuns são cefaléia, dores nas mamas, irritabilidade, ansiedade, agressividade, depressão, aumento de apetite e sensação de inchaço. 
 
Além do tratamento farmacológico, o uso de fitoterápicos e óleos essenciais também pode auxiliar no tratamento da TPM. Os óleos essenciais podem ser utilizados de acordo com o tipo de TPM.  
 
Na TPM tipo A (Ansiedade) o que prevalece é a irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor. Os óleos essenciais de camomila, lavanda, ylang-ylang, gerânio e rosa ajudam a diminuir a irritabilidade, alivia a tensão e ajuda a respirar melhor e relaxar. Esses óleos podem ser usados juntos ou separados. Se a mulher preferir pode utilizar como aromatizantes do ambiente também. 
 
Na TPM tipo C (Cefaléia), os sintomas mais comuns são a cefaléia, tonturas, desmaios, cansaço, aumento de apetite e palpitações são os mais comuns. Nesse caso os óleos mais indicados são Alecrim, hortelã-pimenta, bergamota, lavanda e salvia-esclaréia. 
 
Na TPM tipo D (Depressão), sintomas como crises de choro repentinas, depressão, desânimo e insônia são os mais potencializados. Óleos como a laranja, bergamota, flor de laranjeira, o cardamomo, o alecrim, a sálvia-esclaréia, tea-tree e a camomila são muito indicados para melhorar a insônia e o estado emocional. 
 
Na TPM H (Hídrico), por razões hormonais durante a TPM a mulher tem maior propensão à retenção de líquidos. Nesse caso é indicado o uso de óleos à base de limão, mandarina, lavanda, cipreste limão, gerânio e camomila.  
 
Medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris também devem ser considerados no tratamento da TPM,  para auxiliar no alívio dos sintomas gerais.