Seja bem vindo a Online Farma!

Estamos acostumados a achar que óleos e gorduras sempre fazem mal, certo? Pois saiba que na verdade não é bem assim! Os óleos e gorduras, considerados muitas vezes como vilãos da saúde, são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são fonte de energia, atuam nos processos metabólicos e hormonais e até beneficiam o coração.

É necessário investir em uma dieta contendo bons óleos e gorduras. Afinal, é por meio deles que se torna possível a ingestão de nutrientes vitais para o organismo, como os ácidos graxos essenciais, conhecidos como ômega 3 e 6. A baixa quantidade dessas substâncias pode causar dermatites, problemas de cicatrização e até dificultar o desenvolvimento cerebral e de aprendizagem.

Além disso, as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, necessitam dos óleos e gorduras para que sejam absorvidos no organismo. Deficiência dessas vitaminas podem causar graves danos ao metabolismo e deixar o corpo suscetível ao surgimento de inflamações e infecções.

Consumir as chamadas gorduras boas também podem ajudar no tratamento de algumas doenças. Você sabia que elas até mesmo podem ajudar a eliminar a gordura no fígado, problema que causa a esteatose hepática? O truque é saber quais óleos e gorduras utilizar na alimentação e as propriedades benéficas de cada um deles. Quer saber mais sobre isso? Então, confira!

Entendendo os tipos de gordura: saturada, insatura e trans

Gordura é o termo genérico para os lipídios que, junto com os carboidratos e proteínas, faz parte dos macro nutrientes da alimentação. Em excesso, qualquer um deles pode prejudicar a saúde. No caso das gorduras, para aproveitar todos os benefícios delas, é preciso entender os seus diferentes tipos, conhecidos como saturada, insaturada e trans.

O melhor tipo de gordura é a chamada insaturada, presente em peixes, sementes e nozes, azeite e frutas como o abacate. Elas são ricas em ômega 3, um dos ácidos graxos essenciais para o funcionamento do corpo. Inserir este tipo de gordura na alimentação proporciona mais saúde. Por exemplo, o consumo delas é indicado para quem precisa eliminar a gordura no fígado.

Já a gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, principalmente em carnes gordurosas, ovos, leite, queijos e manteiga. Além disso, ela também é encontrada em produtos de origem vegetal, como coco, cacau e azeite de dendê. O consumo desse tipo de gordura deve ser limitado na dieta.

A do tipo trans é a que deve ser evitada. Essa gordura é formada a partir do processo de hidrogenação do óleo, a chamada gordura hidrogenada. Ela está presente principalmente nos alimentos industrializados, como bolachas, sorvetes, pães e bolos e é utilizada para prolongar a duração desses produtos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de gordura deve ser de até 30% do total das calorias diárias da alimentação. Seguir este padrão é uma forma de evitar a obesidade, diabetes, doenças do coração, AVC e câncer.

Precisamos falar sobre o colesterol

Dentro da discussão sobre gorduras, um tema recorrente é o colesterol, substância formada pelo corpo e também obtida por meio da alimentação. Essa gordura é importante para processos metabólicos do organismo, formação das células e de hormônios sexuais. Existem dois tipos, o HDL e o LDL, e a diferença entre eles está na densidade.

O LDL (Low Density Proteins), conhecido como o mau colesterol, tem baixa densidade e, quando em excesso, acaba acumulando nas artérias e impedindo o fluxo correto do sangue. Isso pode causar doenças no fígado e no coração, por exemplo.

Por outro lado, o HDL (High Density Proteins), considerado o bom colesterol, tem alta densidade e é capaz de “limpar” o acúmulo do LDL nas artérias e transportá-lo até o fígado novamente. É importante que o nível de colesterol esteja controlado no sangue. Por isso, a recomendação é que o nível total seja de até 200mg\dl, sendo de LDL de 100 a 129 mg\dl e de HDL maior do que 40 mg\dl em homens e superior a 60 mg\dl em mulheres.

Conheça os óleos aliados da saúde e seus benefícios

Ao contrário do que pode parecer, alguns óleos oferecem boas gorduras que vão proporcionar diversos benefícios para o corpo. Um exemplo é o óleo de linhaça. Segundo uma pesquisa da feita pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o consumo de óleo de linhaça pode reduzir a incidência de obesidade e o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Inserir este óleo na alimentação também ajuda a equilibrar o nível hormonal, auxilia na redução do colesterol alto e favorece o processo para eliminar a gordura do fígado.

Outro óleo benéfico para a saúde é o de alho. O uso de cápsulas desta substância reforça o sistema imunológico e o processo anti-inflamatório. O óleo de alho tem ação expectorante e é recomendado para auxiliar o tratamento de doenças respiratórias.

Famoso por seus efeitos no metabolismo, o óleo de coco também faz parte do time de gorduras boas para o corpo. Ele proporciona sensação de saciedade, favorece a produção do HDL, o bom colesterol e, por ter característica termogênica, contribui para a perda de peso.

Viu só quantos benefícios da gordura na alimentação? E saiba que ela é sua aliada para eliminar a gordura do fígado. Quer saber como? Clique aqui agora que explicaremos para você!


Tags: óleos gordura