Seja bem vindo a Online Farma!

 
 
A dieta cetogênica é uma dieta com alto teor de gordura, proteína, e pobre em carboidratos, que é usada principalmente para tratar epilepsia de difícil controle (refratária) em crianças. A dieta imita aspectos da fome, forçando o corpo a queimar gordura em vez de carboidratos. 
 
 
Desenvolvido na década de 1920, a dieta cetogênica foi amplamente utilizada na próxima década, mas sua popularidade diminuiu com a introdução de anticonvulsivantes eficazes. Cerca de 10% das crianças na dieta cetogênica conseguem a liberdade de convulsões, e muitas são capazes de reduzir o uso de drogas anticonvulsivantes ou eliminá-las por completo.
 
 
A dieta é eficaz em metade dos doentes que tentam fazer isso, e muito eficaz em um terço dos pacientes. Em 2008, um estudo randomizado controlado mostrou um claro benefício para o tratamento da epilepsia refratária em crianças com a dieta cetogênica. Há alguma evidência de que os adultos com epilepsia podem se beneficiar da dieta, e que um regime menos rigoroso, tal como uma dieta de Atkins modificada, é igualmente eficaz. 
 
 
A dieta cetogênica pode ser um tratamento eficaz para várias doenças metabólicas raras. Relatos de casos de duas crianças indicam que ela pode ser responsável pelo tratamento para astrocitoma, um tipo de tumor cerebral. O autismo, depressão, enxaquecas, síndrome do ovário policístico e diabetes mellitus tipo 2, também são doenças que podem melhorar nos estudos de caso de pequeno porte. 
 
 
Há evidências de ensaios e estudos clínicos não controlados, em modelos animais, de que a dieta cetogênica pode proporcionar atividade sintomática e modificadoras da doença numa vasta gama de perturbações neurodegenerativas, incluindo esclerose lateral amiotrófica, doença de Alzheimer e doença de Parkinson, e pode ser protetora em lesão cerebral traumática e acidente vascular cerebral. 
 
 
Dado que as células tumorais são ineficientes no tratamento cetona para obter energia, a dieta cetogênica, também tem sido sugerida como um tratamento para o cancro. Existe evidência insuficiente para suportar o uso da dieta cetogênica como um tratamento para estas condições, no entanto, os ensaios clínicos para muitas delas estão em curso.
 
 
Se você que perder peso e emagrecer a dieta cetogênica pode ser ajudar, mas sempre deve ser feita em períodos curtos de tempo. Antes de tudo, procure o seu nutricionista. Para emagrecer tente mudanças de hábitos, exercícios, e consumir alimentos bons para a saúde, como o Goji Berry!