Previne contra diversas doenças e ajuda a emagrecer
A spirulina é pouco conhecida, mas que já existe há mais de 3.500 milhões de anos. Esta bactéria é responsável por oferecer diversos benefícios para a saúde e inclusive ajuda no emagrecimento. O alimento é rico em fibras e proteínas, aliado do organismo para fortalecimento do sistema imunológico, combate alergias, controla hipertensão e colesterol alto e como já dito, ajuda na queima de gorduras.
A spirulina por muito tempo foi considerada uma alga, embora na realidade seja uma bactéria composta por (60%) de proteínas, rica em vitaminas como o betacaroteno, vitamina 12 e minerais como, zinco, ferro selênio e cobre.
De que forma ajuda no emagrecimento?
Por se tratar de um alimento rico em principalmente proteínas, é muito indicado o consumo para pessoas que praticam atividade física. Podem também ingerir por meio de cápsulas. Estudos relacionam a substância à perda de peso pelo fato da existência da chamada fenilalanina, que está presente na alga, responsável por influenciar a transmissão de neurotransmissores responsáveis por controlar a sensação de saciedade.
Alguns benefícios da spirulina
- Ótimo para a saúde ocular;
- Rica em antioxidantes, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico;
- Auxilia nas funções digestivas;
- Ajuda na eliminação das toxinas do organismo;
- Possui efeito de clarear as estrias;
- É benéfica para o sistema cardiovascular
- É indicado o consumo para os vegetarianos, pois as vitaminas presentes na spirulina são semelhantes as existentes na composição da carne vermelha.
Algumas contraindicações:
Não é indicado o consumo para pessoas portadoras de doenças autoimunes, como: esclerose múltipla, artrite, reumatoide e fibromialgia, por exemplo. Por ter forte ação no sistema imunológico pode alterar os efeitos dos medicamentos imunossupressores.
Grávidas e lactantes também devem tomar cuidado, pois não são testadas as reações desta bactéria nestes casos. Na dúvida o aconselhável é a consulta de um médico especialista.
Consumo em cápsulas
A ingestão por meio das cápsulas é o método mais prático. Você pode abrir as cápsulas e utilizar o conteúdo no preparo de vitaminas, por exemplo. O conteúdo não tem gosto e pode ser misturado com frutas de sua preferência.