Seja bem vindo a Online Farma!

Uma das ervas mais populares e que proporciona diversos benefícios à saúde: a erva-mate.

E que benefícios são esses?
A erva-mate possui vitamina B1, magnésio, manganês, potássio, ferro, zinco, entre outros. A presença da vitamina B1 ajuda a renovar a energia das células, ajuda a equilibrar o funcionamento metabólico e o sistema nervoso.
 
Possui cafeína, desta forma auxilia produzindo energia ao corpo para o desempenho das atividades diárias.
 
A erva-mate possui efeito diurético e contém importantes substâncias que são: compostos fenólicos e saponinas. Os compostos fenólicos são importantes antioxidantes que atuam impedindo a formação de radicais livres e promovendo a renovação celular. As saponinas que possuem efeito antiinflamatório ajudam a promover a produção da bile.
 
Comprovadamente, a erva-mate por meio de infusão (chá) tem o poder de diminuir o mau colesterol (HDL) no sangue, isso porque a junção dos antioxidantes e saponinas faz com que haja a inibição de gorduras no organismo, desta forma, atua ajudando a manter os níveis de colesterol em equilíbrio.
 
Para os diabéticos do tipo 2, a erva-mate ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue, reduz a absorção de açúcar por que inibe enzimas reponsáveis por sintetizar a glicose no fígado.
 
Segundo estudos realizados na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a ingestão de um litro de chá mate gelado em doses antes das principais refeições, faz com que haja a diminuição de hemoglobinas glicadas, e desta forma, os riscos de infarto agudo no miocárdio reduzem para 14% de chances.
 
Aliada a uma dieta equilibrada, graças à ação diurética, a erva-mate auxilia no emagrecimento.
 
Aqueles que realizam tratamentos de diabetes com medicamentos como Victoza ou que estejam em tratamento de doenças do coração e usem medicamentos como Sinvastatina podem fazer o uso da erva-mate para auxiliar no tratamento. 
 
Não deixe de ter o chá-mate na sua dieta!