Seja bem vindo a Online Farma!

Os benefícios do ômega 3

Você está querendo mais saúde para o corpo e a mente? Pois saiba que o ômega 3 pode ajudar você a ter mais qualidade de vida. Considerado como uma gordura essencial para o organismo, o ômega 3 auxilia no bom funcionamento do coração, dos ossos e articulações, além de atuar na prevenção de inflamações. A substância também é importante para o equilíbrio mental e ajuda no tratamento da depressão e ansiedade.

Como o ômega 3 não é produzido pelo corpo, é preciso ingerí-lo por meio dos alimentos ou suplementos. É possível encontrar a substância principalmente em peixes (como salmão e sardinha), em vegetais verdes (brócolis, rúcula e espinafre) e óleos, como por exemplo o de linhaça.

Se você tem um dia a dia corrido e não consegue ter uma alimentação que inclua todos os alimentos ricos em ômega 3, mas ainda sim quer seu aproveitar benefícios, uma boa alternativa é a suplementação.

A falta de ômega 3 no organismo pode causar problemas sérios para a saúde. Muitas pesquisas comprovam que ele é imprescindível para diversos processos que ocorrem no corpo. Você quer saber quais são os benefícios do ômega 3 para a sua saúde? A gente te conta!

Diminuição do risco de doenças cardíacas

Estudos mostram que o consumo de ômega 3 de qualidade favorece o bom funcionamento do coração e ajuda na prevenção de doenças como a aterosclerose, que é uma alteração nas artérias e uma consequente diminuição do fluxo do sangue para os órgãos.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, por exemplo, lançou uma diretriz recomendando que a ingestão de ômega 3 de qualidade - entre 2 a 4 gramas por dia - pode reduzir a taxa de triglicérides no sangue em até 30%. Em excesso, os triglicérides entopem as artérias e aumentam o risco de infarto, derrame e morte súbita.

Ossos e articulações mais saudáveis

Muitos já conhecem os benefícios do cálcio e da vitamina D, mas você sabia que o ômega 3 também é essencial para a boa saúde dos ossos e articulações? Isso acontece por que essa gordura é necessária para a metabolização dessas duas substâncias e de outras vitaminas lipossolúveis.

Consumir alimentos ou fazer suplementação de ômega 3 é ainda mais importante no combate a doenças como osteoporose. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 10 milhões de pessoas com o osteoporose. E nesse caso, a prevenção é crucial, já que o tratamento desse problema é caro e os benefícios são baixos.

Redução dos sintomas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de problemas que levam ao mau funcionamento do metabolismo. Essa doença afeta o processo que envolve o gasto calórico, a digestão e distribuição dos nutrientes pelo organismo. Obesidade, colesterol elevado, hipertensão e diabetes são os fatores responsáveis por essa síndrome.

A diabetes, por exemplo, caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, é uma das doenças mais preocupantes atualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC), cerca de 1,6 milhão de pessoas morreram em decorrência da diabetes em 2015. Ela pode acontecer devido a defeitos na produção de insulina.

Um dos benefícios do ômega 3 está justamente ligado a isso. Essa gordura ajuda no controle hormonal e regula os níveis de insulina no sangue, evitando o surgimento da diabetes.

Alívio para os sintomas da TPM

Inserir ômega 3 na alimentação traz muitos benefícios para as mulheres, pois ele auxilia principalmente no combate aos sintomas causados pela TPM. Sabe aquela sensação de inchaço, cólicas e alterações de humor? Tudo isso pode ser amezinado com essa substância.

Um estudo ainda indica que o consumo de óleo de peixe, rico em ômega 3 é mais efetivo para a TPM do que o Ibuprofeno. Isso acontece graças às características anti-inflamatórias deste tipo de gordura.

Benefícios do ômega 3 contra a depressão e ansiedade

Pesquisa recente da OMC mostra que a depressão atinge 300 milhões de pessoas no mundo e é a segunda causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Outro transtorno que também está crescendo é o da ansiedade.

Buscar o tratamento adequado para essas doenças é fundamental, mas saiba que a alimentação pode ser um aliado nesse processo. Cientistas da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), revelaram que a ingestão de ômega 3 auxilia na redução dos sintomas da depressão e ansiedade.

Já pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprovaram que o ômega 3 tem característica neuroprotetora, contribuindo para a diminuição de lesões nos neurônios.

Gostou das dicas sobre os benefícios do ômega 3 para a sua saúde mental e física? Neste post aqui explicamos para você quais são as inúmeras propriedades das folhas verde-escuras e por que elas são importantes na alimentação!


Tags: ômega 3