Seja bem vindo a Online Farma!

 

As mulheres adoram usar salto alto, o que é compreensível afinal é um símbolo da feminilidade e é um calçado muitas vezes exigido em um ambiente de trabalho mais formal. Mas não é de hoje que o uso desse calçado vem sendo polêmico e isso é devido aos problemas que ele gera , podendo afetar na saúde de quem o usa em excesso.
 
O uso do salto tem o poder de mudar completamente a postura. Os ombros vão para trás, a cabeça para frente e a angulação da coluna muda fazendo com que a postura seja prejudicada. Além disso os pés e tornozelos podem ser deformados e lesionados acarretando em dores no calcanhar ,coluna e tornozelo e gerando inclusive tendinite
 
Usar salto alto não é proibido, o que não é indicado é o uso do salto maior do que 5 centímetros mais de três vezes por semana e mais de sete horas por dia.  O salto acima dessa medida aumenta a pressão na planta do pé e dobra a carga que o joelho recebe ao caminharmos. Você pode perceber se o uso do salto está excessivo pelo aparecimento de calos.
 
Apesar de todas essas consequências ruins do uso excessivo de salto não pode-se abandoná-lo drasticamente. Os sapatos baixos demais fazem com que o impacto do andar não seja absorvido podendo também gerar dores.
 
Se o seu trabalho ou estilo de vida exige que use o salto todos os dias evite os mais altos que 5 centímetros e opte por um salto mais largo. Exercícios físicos regulares também ajudam pois fortalecem a musculação que faz parte da movimentação da coluna, pé e tornozelos.