"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Os tratamentos para a Amenorréia


12/12/2012 - 23:00:00 | 921
 
Na maioria dos casos as causas de amenorréia são benignas e curáveis, porém o tratamento depende da causa identificada. As mulheres são orientadas sobre a causa da amenorréia, e sobre a possibilidade reprodutiva.
 
Há uma série de tratamentos disponíveis, entre eles a prática de exercícios físicos e mudança na alimentação. Algumas mulheres que estão muito abaixo do peso, que se alimentam pouco e se exercitam demais, muitas vezes não tem período menstrual. Isso pode ser resolvido com uma alimentação equilibrada e a diminuição na intensidade dos exercícios.  A psicoterapia também é muito indicada se a causa da amenorréia for distúrbios alimentares, traumas ou comportamentos alimentares patológicos como a anorexia e a bulimia.
 
Em alguns casos a cirurgia pode ser necessária, assim como remédios para regular a função da glândula pituitária. As mulheres com tumores na hipófise sofrem com a superprodução de prolactina, e são tratadas com medicamentos da classe denominada “agonistas da dopamina”, que reduz os níveis de prolactina. A terapia de reposição hormonal combinada, de estrogênio e progesterona, é recomendada para mulheres na menopausa. Nesses casos a menstruação continua presente, porém a mulher para de ovular. 
 
A cirurgia no aparelho reprodutor pode ser indicada em pacientes com anomalias uterinas ou vaginais, porém isso não indica que haverá retorno da menstruação, principalmente em casos de malformações maiores. 
 
A fitoterapia vem sendo muito utilizada no tratamento da amenorréia, porém é importante consultar um médico, porque muitas vezes a amenorréia pode esconder outros problemas. Alguns medicamentos naturais ajudam a regular o ciclo menstrual após o tratamento de várias semanas, além de aliviar os sintomas da menopausa.
 
Medicamentos como o Tribulus Terrestris amenizam os sintomas da TPM e da menopausa, além de contribuir para uma melhora na densidade óssea, já que mulheres com amenorréia são mais propensas à Osteoporose e fraturas.  
 
O melhor tratamento é sempre a prevenção, portanto tente manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o uso de álcool e cigarros.