Seja bem vindo a Online Farma!

Segundo dados do Datasus (banco de dados do Ministério da Saúde), as doenças cardiovasculares levaram ao óbito 119.295 mulheres em 2008, o que representa 26,3% das mortes naquele ano. Em comparação, o câncer de mama matou 11.813 mulheres no mesmo período. Ou seja, a cada quatro mulheres que morrem por alguma doença no pais, uma delas é vítima de um problema cardiovascular.  

Se por um lado as doenças cardiovasculares causam mais mortes, as mulheres acabam  focando mais na prevenção dos chamados cânceres ginecológicos, de útero, ovário e mama, e se esquecem muitas vezes de se prevenir contra os problemas cardiológicos.  
 
De fato, as doenças cardiovasculares já foram predominantemente masculinas, mas o cenário mudou. Hoje as mulheres trabalham tanto ou até mais do que os homens, já que também cuidam dos filhos e da casa.

Os fatores importantes que podem causar uma morte prematura são o estresse, a obesidade e o sedentarismo, a hipertensão e o diabetes. Por isso, é importante que as mulheres com menos de 35 anos se preocupem em ter uma vida saudável. E as de mais idade, além da vida saudável, precisam fazer os exames preventivos recomendados, como o papanicolau, os exames preventivos de mama, medir a pressão, calcular a taxa de glicose no sangue e o nível de colesterol. Além de consultas preventivas ao ginecologista, devem consultar também o cardiologista. 
 
Mais um motivo para parar de fumar – Segundo uma recente pesquisa americana publicada no site do British Medical Journal, fumar aumenta o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa em 16% em relação às mulheres que nunca fumaram cigarros. O estudo também diz que mulheres que tiveram grande exposição ao fumo passivo, quando crianças ou adultas, também podem ter um risco maior de ter câncer de mama.

Fonte:  Agência Comunicado