Seja bem vindo a Online Farma!

Conheça o que torna esse grão tão importante para a saúde

 
Há um grão originário do sudeste da Ásia que chama à atenção, trata-se do painço. Aqui no Brasil, esse alimento costuma ser alimento para pássaros, mas é fundamental que se conheça sobre o seu grande poder nutricional.
 
Os minerais que se fazem presentes no painço são: magnésio, manganês e fósforo. Vale lembrar que o magnésio é importante para a manutenção do sistema nervoso, previne a ansiedade, o nervosismo e ajuda até mesmo na prevenção de doenças mais graves como a depressão.
 
Se enquadra no grupo dos carboidratos complexos, ou seja, ajuda a produzir energia ao organismo.
 
Contêm substâncias conhecidas como lignanas, que também estão presentes na semente de linhaça. As lignanas ajudam a regular os hormônios femininos, e por isso, o painço é um alimento indicado até mesmo no tratamento da menopausa.
 
Aqueles que são vegetarianos podem encontrar nesse grão uma excelente fonte de proteína vegetal.
 
É um alimento rico no aminoácido triptofano que precede o neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e pelo sono regular.
 
Aquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre podem encontrar no painço um importante aliado, isso porque ajuda a regular o funcionamento da flora intestinal.
 
E aqueles que desejam emagrecer devem utilizar o alimento na dieta. Ajuda a melhorar o desempenho durante a prática dos exercícios físicos e também produz sensação de saciedade por se tratar de um carboidrato complexo.
 
Os grãos podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos naturais. Vale salientar que a compra a granel deve ser evitada para que não ocorra contaminação.
 
Consumir o grão em forma de farinha é a maneira mais indicada. Pode ser utilizado sobre o iogurte, sobre as frutas, em sucos, vitaminas, entre outros.
 
Que tal uma vitamina saudável de banana e maçã?
 
Vitamina de banana e maça turbinada
 
Ingredientes
1 banana
1 maça tipo fuji
1 copo de 250 ml de leite desnatado
2 colheres de sopa de farinha de painço
 
Modo de preparo
Bata no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta e beba logo em seguida. Se sentir a necessidade de adoçar, utilize uma colher de sobremesa de mel de abelhas.
 
Essa vitamina pode ser aproveitada no café da manhã ou até mesmo lanche da tarde.
 
Agora que você conhece sobre os benefícios desse grão. Que tal começar a utilizá-lo da dieta? Sua saúde com certeza agradecerá.