Televendas & SAC (11)4224-4550 ou (11)93802-7841

Quais são os nutrientes essenciais para a saúde dos olhos?

 
O olho humano é um dos órgãos mais admiráveis do corpo humano pela precisão e rendimento. Todos os músculos do olho se movimentam e agem em conjunto para que três importantes funções cruciais para a visão sejam desempenhadas: exploração do campo visual; abertura e fechamento da pupila de acordo com a quantidade de luz (diafragma) e modificação da curvatura do cristalino segundo a distância do objeto para que este seja enxergado nitidamente.
 
Além destes importantes movimentos, outra função primordial executada pelo olho é enviar continuamente informações ao cérebro por meio do nervo óptico. 
 
Já foi constatado que enquanto o indivíduo está acordado, um milhão de células nervosas que formam a retina enviam informações em quantidade que equivale a aproximadamente 100 Mb por segundo.
 
Para funções complexas como estas, o olho não precisa de muito, apenas pequena quantidade de oxigênio e de algumas substâncias que podem ser encontradas nos alimentos.
 
Quais substâncias são essas?
A vitamina A provavelmente você já sabia que beneficiava a visão, essa substância é responsável pela formação da rodopsina, o pigmento que é encontrado nas células da retina, sensível à luz. Essa vitamina é fundamental para manter a membrana que recobre o polo anterior do olho (conjuntiva) úmida e em bom estado.
 
Outra substância importante para a saúde do olho são os conhecidos carotenoides, responsáveis pela cor de alguns vegetais, essas substâncias agem como antioxidantes e previnem a degeneração macular da retina, causa mais importante de cegueira principalmente após os 65 anos de idade. A mácula mede aproximadamente 2 milímetros de diâmetro, é a zona mais sensível da retina, onde se concentra maior parte da acuidade visual. O que pode ocasionar a deterioração da mácula da retina é: exposição prolongada à luz intensa; radicais livres produzidos pelo próprio organismo, por alimentos prejudiciais ou vícios como álcool e fumo; alimentação pobre em antioxidantes, responsáveis por inibir o desenvolvimento dos radicais livres.
 
Alguns dos alimentos ricos em carotenoides são: acerola e a grande maioria das frutas cítricas ricas em vitamina C, batata-doce, mandioca, abóbora, espinafre, repolho, entre outros.
 
Outros antioxidantes que favorecem a visão são as vitaminas C e E, encontram-se principalmente em frutas, hortaliças, sementes oleaginosas, alguns cereais, entre outros. 
 
Os alimentos que podem ser explorados para a saúde da visão são: cenoura, brócolis, mamão, salsa, manga, agrião, damasco, amêndoa, goiaba, tomate, pimentão, cenoura, alho, maçã, castanhas, abacate, cereais integrais, entre outros.
 
O damasco é uma fruta que poucas pessoas consomem, mas que entre as suas propriedades, se destaca a quantidade considerável de vitamina A, em 100 gramas da fruta crua pode ser encontrado o equivalente a 261 mg da vitamina. 
 
A saúde da visão é essencial, é sempre importante valorizar as propriedades presentes nos alimentos para prevenir e tratar doenças. Passe a consumir os alimentos citados com mais frequência na dieta diária.
 
 
 
 
Mudança de hábito pode amenizar sintomas de artrite
Saiba quais alimentos e hábitos indispensáveis para os portadores da doença...
Problemas nas articulações: o que fazer?
Saiba quais atitudes podem minimizar os terríveis sintomas...
Online Farma
Lorem ipsum dolor sit amet, justo aliquid reformidans ea vel, vim porro dictas et, ut elit partem invidunt vis. Saepe melius complectitur eum ea. Zril delenit vis ut. His suavitate rationibus in, tale discere ceteros eu nec. Vel ut utamur laoreet vituperata, in discere contentiones definitionem ius.
read more ⟶
Leave a comment
Note: HTML is not translated!