Seja bem vindo a Online Farma!

 
O estrogênio é um hormônio feminino, produzido a partir da adolescência, quando os primeiros sinais sexuais secundários aparecem na mulher. A produção desse hormônio se estende até a menopausa, e atua sobre a anatomia, células e comportamento da mulher. 
 
O estrogênio é fabricado pelos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual. Esse hormônio é responsável pela textura da pele feminina, e está relacionado com o equilíbrio entre as gorduras no sangue e o controle do colesterol. 
 
No período gestacional, a quantidade de estrogênio aumenta para estimular o crescimento do miométrio uterino de forma contínua, preparando-o para o parto. Também estimula o crescimento de glândulas mamárias e causa o relaxamento dos ligamentos e osso pélvicos para acomodar o útero. Na fase de crescimento, a quantidade de estrogênio produzida interfere no desenvolvimento dos ossos e da pele da mulher.
 
Mulheres com maior índice de estrogênio tendem a ter traços mais femininos, como olhos e lábios grandes e nariz e maxilares mais finos. Por esse motivo, as mulheres com alto nível desse hormônio são consideradas mais bonitas. As características que distinguem as mulheres dos homens são causadas pelo estrogênio.
 
O estrogênio é responsável pelo alargamento dos quadris e provoca o desenvolvimento das mamas, além de concentrar o tecido adiposo em regiões como as coxas e quadris, dando a forma arredondada. Outra função do estrogênio é induzir as células de muitos locais do organismo a se proliferar. A musculatura lisa do útero pode aumentar a ponto do órgão triplicar de tamanho.  
 
A menopausa é causada pela suspensão da produção do estrogênio, gerando vários sintomas nas mulheres, entre eles secura vaginal, ondas de calor, insônia e alterações repentinas de humor. Para aliviar esses sintomas, muitas vezes os médicos utilizam a reposição hormonal do estrogênio.  
 
Para as mulheres que não desejam realizar a reposição desse hormônio, os medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris ajudam a amenizar os sintomas gerais da menopausa.