Seja bem vindo a Online Farma!

Quais modalidades podem ser exploradas?

 
Aquela história de que na gravidez nenhum esforço físico pode ser realizado já caiu por terra faz tempo. A não ser que haja alguma recomendação médica para preservar a saúde da mulher e do bebê, exceto isso, exercícios físicos moderados são essenciais.
 
O exercício físico realizado da maneira correta auxilia tanto proporcionando mais saúde à gestante quanto para a criança. 
 
A prática de atividades moderadas reduz as chances de complicações no momento do parto; auxilia na manutenção do peso da mulher; estimula a produção de importantes hormônios neurotransmissores que produzem a sensação de bem-estar, fundamentais para a mulher em uma fase em que as alterações hormonais costumam causar desequilíbrio emocional, assim, reduz as chances de doenças emocionais como a depressão e auxilia reduzindo a ansiedade.
 
Para que a mulher se exercite primeiro é fundamental que seja recomendado pelo médico, após a autorização, é importante consultar um educador físico habilitado.No momento da prática das atividades físicas alguns cuidados devem ser tomados como: utilizar roupas de tecido leve e confortável, tênis adequado, é primordial beber muita água para manter o corpo bem hidratado.
 
Os exercícios praticados na água costumam ser os mais indicados, isso porque esse tipo de modalidade reduz em até 90% as chances de impactos sobre as articulações.
 
A prática de Pilates e RPG que trabalham a postura também são recomendáveis. Quando a mulher tem algum problema cardíaco é mais difícil encontrar uma atividade que não prejudique sua saúde e a saúde da criança, geralmente uma caminhada leve ao menos três vezes por semana costuma ser indicada e já ajuda muito.
 
Depois do nascimento do bebê, dependendo do tipo de parto e da recuperação, que varia de mulher para mulher, após a autorização do médico, a mulher pode retornar às atividades físicas, no início, a prática pode ser moderada e aos poucos alguma outra atividade pode ser intercalada como musculação, por exemplo. Para mulheres que tiveram seus filhos por meio do procedimento de parto normal, a volta à prática de atividades físicas pode ocorrer aproximadamente após um mês.
 
A prática assídua de exercícios durante a gestação reduz as chances de dores abdominais e pélvicas, além das desconfortáveis dores lombares.
 
E claro que se exercitar apenas não basta, hábitos alimentares saudáveis devem fazer parte da vida da gestante, aquele história de comer por dois não existe, a mulher deve se alimentar de maneira equilibrada e saudável e exageros não apenas colocam a sua saúde em risco, mas a saúde da criança. Quando a mulher ganha peso equilibradamente, se sente mais disposta e a criança em consequência também é beneficiada. 
 
A recuperação pós-parto em casos de mulheres que praticaram exercícios físicos durante a gravidez é muito mais tranquila. Vale uma consulta com o médico para questionar sobre a prática de atividades físicas, é muito importante para a saúde da gestante e do bebê.