Seja bem vindo a Online Farma!

 

Você é conhecido por ter pés ou mãos muito frias sempre? É capaz então que sofra da Síndrome de Raynaud. 
 
Se trata de uma doença que faz com que em certos lugares do corpo seus vasos sanguíneos se estreitem, dificultando a circulação sanguínea e causando formigamento e possíveis dores. Isso acontece geralmente nos pés, dedos, nariz ou orelhas.
 
As causas dessa síndrome são desconhecidas, mas existem possíveis razões como o stress, frio, lesões repetitivas (por exemplo, tocar piano), overdose de certos medicamentos, traumas cirúrgicos e tabagismo. 
 
Em um estado mais avançado a ponta dos dedos chegam a ficar fortemente avermelhados e roxos. Para amenizar o formigamento e demais sintomas da Síndrome de Raynaud a dica é mergulhar o dedo mais depressa possível em uma bacia com água morna ou aquecer o lugar afetado de alguma forma. 
 
Existem alguns medicamentos que também podem ser usados como  os bloqueadores do canal de cálcio, como a nefidipina; os alfabloqueadores, como prazosina; e vasodilatoadores, como o creme de nitroglicerina.
 
Outra alternativa é o tratamento psicoterapêutico,  já que os motivos desse Síndrome podem ser emocionais também.
 
É importante informar que as orientações que aqui constam são apenas referências. Para obter orientações e informações sobre a Síndrome de Raynaud é aconselhável procurar um médico.