Seja bem vindo a Online Farma!

Saiba o que fazer para melhorar isso

 
Ninguém gosta daquele brilho que surge na pele de repente, não é verdade? As mulheres principalmente se veem na necessidade de lavar o rosto mais vezes durante o dia ou de aplicar mais vezes o pó compacto para conter a terrível oleosidade.
 
Esse “óleo” é resultado da produção excessiva de sebo por meio das glândulas sebáceas. A pele então passa a eliminar por meio dos poros quantidades muito pequenas de gordura por meio do suor. Essa gordura expelida é importante e ajuda a proteger a pele, mas há casos em que a quantidade de gordura é maior, o que torna algumas peles mais oleosas que outras. Mas essa oleosidade que tanto incomoda pode ser contida por meio de algumas importantes dicas. Quais são?
 
Sabonete adequado. É importante utilizar um sabonete líquido adequado para lavar a pele. O ideal é que seja indicado por um dermatologista. Geralmente a indicação costuma ser de sabonetes neutros e à base de ácido salicílico. Mas alguns cuidados devem ser tomados no momento de lavar a pele. A água muito fria pode impedir a abertura dos poros para que a quantidade de sebo em exagero na pele seja devidamente retirada. Já a água muito quente pode fazer com que a pele se torne ainda mais oleosa, por isso procurar um meio termo é importante, a temperatura ideal é morna. A pele mais oleosa geralmente deve ser lavada pelo menos três vezes ao dia.
 
Maquiagem ideal. Quem tem pele oleosa deve recorrer a produtos específicos livres de óleo na composição. Produtos com efeito “mate” são os mais indicados.
 
Filtro solar. Este item é indispensável para a saúde da pele, mas para peles oleosas o ideal são as versões oil free (sem óleo). Geralmente custam um pouco mais, mas o legal é que ajudam a controlar a oleosidade da pele ainda mais. Então, após o rosto devidamente lavado e totalmente seco aplique o filtro solar. Há marcas que prometem a pele mais seca por até 6 horas.
 
Dias mais quentes. Em dias mais quentes a pele oleosa costuma ficar ainda mais oleosa, por isso pode ser necessário lavar a face mais vezes ao dia.
 
Hidratante facial. Erram aqueles que acham que pele oleosa não precisa de hidratação. Necessita e muito, mas assim como na escolha do filtro solar e maquiagem, é importante optar por produtos específicos e livres de óleo na composição.
 
Alimentação. Prefira sempre os alimentos mais saudáveis. Evite ao máximo excesso de frituras, açúcar refinado, sódio e carboidratos simples como arroz branco e alimentos produzidos a partir da farinha branca.
 
Cuidado com os esfoliantes. Esfoliantes podem aumentar a produção de sebo na pele. O ideal são aqueles com micropartículas que podem até mesmo ser usados diariamente. 
 
Sim, é possível ter uma pele bonita e com oleosidade controlada.