Seja bem vindo a Online Farma!

 

O período fértil é a fase do mês que a mulher está ovulando. Ele acontece a partir do décimo quarto dia contado a partir do primeiro dia da menstruação. É o período ideal para as mulheres engravidarem e geralmente dura 6 dias. Podendo causar ocasionalmente algum desconforto como dores de barriga ou cólica. Um novo estudo apontou que as mulheres tendem a ficarem mais atraentes durante esse período.

A pesquisa foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O estudo foi feito da seguinte forma: Foram escolhidas mulheres dos 18 aos 42 anos. Elas foram fotografadas no período fértil e infértil e essas fotos foram apresentadas para 64 homens. Eles indicaram então qual das duas fotos a mulher estava mais atraente e o nível de atratividade. O resultado foi que os rostos das mulheres no período fértil foram mais escolhidos. Os dados são de 38% de escolhas para as na fase infértil e 62% para as que estavam na fase fértil.

Uma outra etapa da pesquisa também foi feita, nela usaram mulheres que tomavam anticoncepcional e as que não tomavam. Já nessa etapa a diferença não foi tão grande ficando 52% de preferência pelas mulheres na fase fértil, contra 48% na fase infértil.

De acordo com a psicóloga Lina Maria, responsável pelo estudo, as alterações na fase foram bem sutis como os lábios um pouco mais volumosos, e o rosto mais arredondado na região das bochechas.

Um artigo publicado pela revista científica Human Evolution and Behavior ( Evolução Humana e Comportanto) informou que em um outro estudo as vozes de mulheres no período fértil foram consideradas mais atraentes.

Para ter um resultado mais conclusivo seriam necessários outros estudos, mas o provável motivo desse acontecimento é que como qualquer espécie animal, o ser humano tem como objetivo a reprodução (mesmo inconscientemente). Devido a isso a capacidade dos homens de perceberem essas pequenas mudanças na mulher é conveniente e normal pois assim ele irá identificar a melhor parceira para reprodução.